Notícias

Jornada da Cidadania movimenta Éden com atendimentos e serviços gratuitos

Centenas de pessoas chegam à Escola Estadual “Bairro do Éden” desde a manhã deste sábado (27) para participar da Jornada da Cidadania. Muitos deles, vem com ônibus gratuitos, disponibilizados nas Áreas de Transferência de hora em hora. Os números oficiais do evento devem ser concluídos no início da próxima semana, porém, a expectativa da organização é atender cerca de duas mil pessoas até as 16h, com a emissão de documentos; atendimentos de saúde; informações sobre mercado de trabalho, qualificação profissional e empreendedorismo; orientações sobre direitos do consumidor, regularização de imigrantes, proteção social e assistência jurídica; ações de prevenção a violência contra a mulher; área de esporte e lazer; cortes de cabelo e serviços de beleza, dentre outros.

        No período da manhã, o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, órgão responsável pelo programa, compareceu ao Éden, passou por todos os postos de atendimento e, inclusive, aproveitou alguns serviços, como a aferição de pressão arterial e de glicemia. Ele foi recepcionado pela secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, pasta que coordena a ação por parte da Prefeitura de Sorocaba. Estiveram também presentes no evento o deputado estadual Carlos Cezar; os vereadores Pastor Apolo e João Donizeti Silvestre; a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira; e o diretor do Procon, Laerte Molleta.

        Com o apoio de diferentes órgãos do Poder Público. O objetivo da ação é promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social. “É uma grande ação em benefício da população sorocabana, sobretudo das pessoas em situação de vulnerabilidade e dos imigrantes residentes no Município, proporcionando a todos o acesso a serviços essenciais. Acreditamos que esse acesso é imprescindível para o alcance da dignidade humana e do pleno exercício da cidadania”, destaca a secretária Suélei Gonçalves.

        Entre as ações mais procuradas, estão os serviços voltados aos imigrantes do Haiti que vivem em Sorocaba e região. O Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, presta orientação migratória jurídica, validação de diploma e processo para naturalização, enquanto a Polícia Federal esclarece sobre as possibilidades de regularização de imigrantes e documentação.

        Dos serviços realizados, estão a 2.ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; RG para menores de 18 anos brasileiros; inscrição, alteração e regularização de CPF; atualização e cadastramento no Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único); exame de paternidade; 2.ª via de Carteira de Trabalho, para brasileiros e estrangeiros; orientação sobre encaminhamento à vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); orientações sobre defesa do consumidor e a comerciantes; endividamento e consumo responsável, pelo Procon – Serviço de Proteção ao Consumidor e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem); formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e acesso a microcrédito pelo Banco do Povo Paulista; sobre denúncia de racismo e intolerância religiosa; e sobre os serviços ofertados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), como acompanhamento familiar e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

        Na área da Saúde, serão estão presentes o Ônibus da Mulher; aferição de pressão arterial; testes de hepatite, HIV e glicemia; medição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC); orientação odontológica, planejamento familiar, orientações sobre emissão de cartão SUS e saúde no ambiente de trabalho, dentre outros. Rodas de conversa sobre o empoderamento feminino e os participantes contam ainda com espaço de lazer, com brinquedos inclusivos e atividades para crianças, corte de cabelo e apresentação de capoeira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Pontos de ônibus da avenida Washington Luiz são remanejados temporariamente para obras de novos abrigos

Agita ih

Prefeitura convoca 56 profissionais na área da saúde

agita2019

Uniten forma 265 alunos em 11 cursos

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: