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Investimento de R$ 251 milhões e tecnologia wifi superior a 5G colocam Sorocaba em destaque na América Latina

Sorocaba terá wifi para os ônibus, estações e terminais com qualidade superior a 5G, sendo a primeira cidade da América Latina.

Inspiração do interior de São Paulo para o Brasil. Assim é possível resumir como Sorocaba tem sido vista pelo país quando o assunto é mobilidade. A cidade inova ao viabilizar o primeiro contrato de concessão precedida de obra pública para a construção de sistema de transporte urbano sob pneus. Com essa iniciativa, a Concessionária BRT Sorocaba investirá R$ 251 milhões para implantação e futuramente operação do sistema de ônibus BRT (bus rapid transit). 

As obras avançam e a Concessionária já aplicou  cerca de R$ 35 milhões para a realização dos serviços nas Avenidas Itavuvu, General Osório e Antônio Carlos Comitre. Hoje, cerca de 320 pessoas já trabalham para dar forma ao futuro BRT.

Esse modelo tende a se tornar referência para outros lugares do país, pois sua aplicação traz a iniciativa privada para fazer investimentos em infraestrutura o que dá maior autonomia para realização dos serviços sem comprometer a verba do município. “O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Ministério das Cidades falam de Sorocaba como um exemplo a ser seguido e isso tem chamado atenção de gestores públicos de várias cidades. Estamos investindo fortemente em tecnologia, como por exemplo na geração de energia solar nas redes de wifi para os ônibus, estações e terminais que terão uma qualidade superior a 5G, sendo a primeira cidade da América Latina a ter essa velocidade de dados”, destaca José Henrique de Avila, Presidente da Concessionária BRT Sorocaba.  

Além das benfeitorias em estações, terminais, veículos e vias, o projeto BRT Sorocaba incluirá  1.100 câmeras nos veículos, nas estações e na cidade, o que representa mais de 1.000.000 m² de área monitorada, oferecendo mais segurança para a população. Tudo isso será acompanhado no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e espelhada na Urbes – Trânsito e Transporte para que o poder público tenha acesso a todas as informações.

Cabe esclarecer que os corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) terão uma faixa exclusiva para ônibus na esquerda, em pavimento de concreto, e duas outras faixas para o tráfego geral de veículos, não prejudicando a circulação dos carros comuns. Pelo contrário, com a operação do BRT muita gente poderá escolher este meio de transporte e, com isso, reduzir o número de veículos nas ruas, ou seja, melhorará a fluidez do trânsito.

BRT em números

Valor total do projeto BRT Sorocaba é de R$ 384 milhões que serão investidos em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transportes). Desse total, R$ 251 milhões é de fonte privada e R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba, que contará com R$ 127 milhões vindos do Governo Federal via financiamento da Caixa Econômica Federal e R$ 6 milhões sendo uma contrapartida do próprio município.

Resumo das obras

Corredor BRT Itavuvu:  em solo seguem os trabalhos de demolições de pavimento, movimentação de terra, serviços de drenagem, fundações e pavimentação. Na parte das estações UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches as estruturas metálicas já estão sendo instaladas e, em paralelo, o futuro Terminal Vitória Régia entra nosserviços iniciais de pavimentação.

Corredor Estrutural Sul: continuação das obras de pavimento rígido nos pontos de parada. Ao total, o trecho possui 4 km de extensão e começa na Avenida Comendador Pereira Inácio (região central próximo à Rodoviária de Sorocaba) e vai até o limite entre Sorocaba e Votorantim (adjacente ao shopping Iguatemi Esplanada, na região do Campolim).

Corredor Estrutural General Osório: equipes estão executando o serviço de requalificação de calçadas e implantação de 11 novos abrigos.

Com a entrega do sistema BRT, os sorocabanos e visitantes de 27 munícipios próximos que costumam vir à cidade terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.

Fonte: OS2

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