Notícias

Financiamento de imóveis com recursos da Poupança cresce 46,6% em maio

Além do aquecimento do setor, alta revela comportamento do brasileiro de ainda recorrer à Caderneta de Poupança para investir seu dinheiro

Financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 6,59 bilhões em maio de 2019, alta de 20,6% em relação ao mês anterior e de 46,6% comparativamente a maio de 2018, de acordo com a Abecip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

O valor é o mais elevado para um mês de maio desde 2015. Nos primeiros cinco meses de 2019, foram aplicados R$ 27,7 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE, elevação de 39,7% em relação a igual período do ano passado.

A alta se refere somente a aquisições e financiamentos realizados com recursos da Poupança, revelando que o brasileiro se mantem conservador quando o assunto é investir seu dinheiro – em meio a tantas opções no mercado financeiro, ele ainda aposta na “boa e velha” Caderneta de Poupança, considerada um investimento de baixo risco.  

Além disso, os números evidenciam a retomada da construção civil no país. Em Sorocaba, por exemplo, a Construtora Planeta registrou crescimento de 44% nas vendas no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado – resultado bastante expressivo se considerar o forte período de recessão atravessado pelo setor nos últimos anos.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) corrobora o bom momento. De acordo com a entidade, os lançamentos aumentaram 4,2% de janeiro a março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 14.680 unidades. Já as vendas somaram 28.676 unidades, avanço de 9,7% na mesma base de comparação. A pesquisa considera dados de 23 capitais e regiões metropolitanas.

Fonte: OS2

MATÉRIAS RELACIONADAS

Festa Junina de Votorantim gera mais de mil empregos temporários

agita2019

Go Wash Estética Automotiva chega do Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

Os 6 passos para começar a estudar corretamente para o Enem

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: