Notícias

Festival de Robótica será realizado no Parque Tecnológico neste fim de semana

O Parque Tecnológico de Sorocaba sedia, neste sábado (28) e domingo (29), das 9h às 16h, o 5º Festival de Robótica, evento que estimula o trabalho em equipe, a solução de problemas e o pensamento crítico dos alunos participantes. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.

Esta nova edição será inspirada no universo de Star Wars, tendo como tema central as “Cidades do Futuro”, base das competições para que estudantes cumpram desafios e encontrem soluções visando à construção de um mundo mais harmônico.

O 5º Festival de Robótica vai reunir 75 escolas, 860 alunos, 106 equipes, 212 mentores e técnicos. Mais do que números, o objetivo do evento é incentivar a ciência e a tecnologia nas unidades de ensino, fazer com que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e o senso de planejamento, bem como despertar a consciência para os valores do trabalho em equipe.

Em Sorocaba, a robótica já é uma realidade nas escolas municipais desde março, quando foi lançado o programa extracurricular “Robot Maker”. A oficina, iniciativa do Parque Tecnológico, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a ViaMaker Education, visa desenvolver competências socioemocionais e cognitivas, desafiando a criatividade, comunicação, perseverança e estimulando o perfil de liderança e de empreendedorismo nos alunos do ensino fundamental II.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, por meio da robótica as crianças têm a oportunidade de aprender um pouco mais e de maneira lúdica. “Os países desenvolvidos têm robótica na educação e as principais escolas particulares do Brasil já estão adotando. Então é uma inovação muito grande nossa cidade contar com este projeto”, acrescenta.

Já o CEO da Viamaker Education, empresa organizadora do festival, Daniel Lorenti, explica que o propósito do evento a ser realizado neste fim de semana é preparar os estudantes para a vida e mostrar que a robótica desenvolve valores para além da sala de aula, permitindo a possibilidade de construir um mundo melhor.

O Festival

O 5º Festival de Robótica é destinado a alunos do ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. As competições serão divididas em grupos diferentes nos dois dias.

O primeiro dia é destinado a estudantes do ensino fundamental I (de 6 a 10 anos), em equipes com 4 a 6 alunos, um tutor e um técnico. Os alunos deverão apresentar uma pesquisa realizada com base na temática do evento, que é “Cidades do Futuro”, e a partir de um problema propor uma solução. Uma maquete feita com uso de peças lego deve representar a pesquisa junto a um cartaz a ser produzido para mostrar o que foi aprendido e o que o projeto representou.

Já o segundo dia é voltado a alunos do ensino fundamental II e ensino médio (de 11 a 16 anos), em equipes com 6 a 10 alunos, um tutor e um técnico. Eles deverão encarar os desafios de uma mesa de competição mais complexa para a qual realizam treinos no período da manhã e, à tarde, a competição é iniciada.

Outras atrações

Além de estudantes, educadores, técnicos e tutores participantes do 5º Festival de Robótica, o evento deve reunir mais de 12 mil visitantes. A entrada é condicionada à entrega de um quilo de alimento não-perecível, que será doado às instituições Casa do Menor; Educandário Bezerra de Menezes; Ação Comunitária Inhayba; Vila dos Velhinhos e Gpaci. A escola mais solidária será presenteada, pelos organizadores, com uma placa.

Serviço

5º Festival de Robótica 2019

Quando: Neste sábado e domingo, 28 e 29 de setembro

Horário: das 9h às 16h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília

Mais informações: http://festivalderobotica.com

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Sorocaba estará na 2ª fase de programa habitacional lançado nesta terça-feira e que vai atender idosos

agita2019

Fábrica da Heliar vence Prêmio de Mérito Ambiental da Fiesp

agita2019

Parque Ouro Fino ganhou 30 árvores em ação com a comunidade

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: