Notícias

Estudantes da rede municipal iniciam aula de robótica no Parque Tecnológico

Estudantes do 9° ano das escolas da rede municipal iniciaram neste sábado (04) a primeira de uma série de aulas de robótica realizadas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico e a empresa Viamaker Education.

Durante a primeira aula foi apresentado o kit de robótica, realizado a exploração dos equipamentos, discutido os conhecimentos prévios dos alunos e a metodologia utilizada nas atividades. Ao longo de 30 semanas, o projeto intercalará entre 16 atividades preparatórias e 14 atividades focadas na participação de torneios.

Os encontros desenvolverão competências tecnológicas focadas na construção e programação de robôs, além de outras atividades como a resolução de problemas de maneira colaborativa (trabalho em equipe), gestão do tempo e liderança.

De acordo com a monitora pedagógica da Viamaker, geógrafa e estudante de desenvolvimento de sistema, Luciana Heit Barbosa, o projeto unirá trabalho teórico e prático em grupo. “Formaremos trios de alunos com responsabilidades específicas para aprender a construir e programar robôs, organizar e liderar uma equipe. Por meio de uma metodologia dinâmica eles desenvolverão competências que serão importantes na vida. Aprenderão programação por meio de software a fim automatizar os robôs programáveis, trabalhando também com sensores de cor, giro, ultrassônico e luz”, explica Luciana.

A estudante do 9º ano B da EM “Flávio de Souza Nogueira”, Jéssica Correa Reis, 14 anos, conta que está achando o projeto muito bacana. “Estou gostando bastante da aula. Imaginar como seria um robô dançando logo depois de programado é algo muito legal. A programação é a parte que mais gosto, pois é isso que dá vida ao robô para que ele possa fazer o que a gente quer”, disse.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Prefeitura revitaliza praça Pio XII na Santa Rosália

agita2019

Santander abrirá agência de Sorocaba no fim de semana para orientação financeira gratuita

Agita ih

Inscrições para cursos de música na Fundec abrem na próxima segunda-feira

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: