Notícias

Esgotadas as vagas para o Workshop de Arborização Urbana em Sorocaba

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) encerrou na tarde desta quarta-feira (11) a inscrição on-line para o Workshop “Arborização Urbana em Sorocaba – Desafios e Potencialidades”, com 100 inscritos. O evento gratuito ocorrerá no dia 19 de setembro, das 9h às 12h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, e à tarde, das 14h às 16h, no Parque Natural “Chico Mendes”, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).
O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é abrir a discussão sobre a arborização no município de Sorocaba, desde a gestão até a educação ambiental. A programação do workshop contará com palestras no período da manhã. Já à tarde será oferecido um minicurso no Parque “Chico Mendes”.
Após a abertura do evento com o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, o público poderá conferir, às 9h15, a palestra “Planos Municipais de Arborização Urbana e de Mata Atlântica: gestão ambiental no município de Sorocaba”, com a técnica ambiental da Sema, Sara Regina de Amorim, que atua principalmente nas agendas de gestão ambiental e cidades sustentáveis, áreas protegidas e mudanças climáticas. Ela é bióloga e Mestra em Ciências Biológicas (Unesp Rio Claro), especialista em Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental (UFSCar Sorocaba).
Às 9h45, será a vez do arquiteto da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia, falar sobre “Planejamento Urbano – a cidade como uma rede socioambiental”. Ele é Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, com MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, além de professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso (Universidade de Sorocaba) e perito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Na sequência, às 10h15, o engº agrônomo Clebson Aparecido Ribeiro, da Sema, vai abordar “A infraestrutura verde na melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano”. O funcionário está fazendo MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes e tem experiência em Recuperação de Áreas Degradadas, Arborização Urbana e Paisagismo.
Já às 11h, as educadoras da Sema, Viviane Rachid e Peônia de Brito Moraes Pereira vão falar com o público sobre “Importância da Educação Ambiental para a manutenção e ampliação das áreas verdes urbanas: Parques Ecológicos de Sorocaba”. Viviane Rachid é bióloga e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e é a responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Peônia de Brito Moraes Pereira também é bióloga, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Para encerrar as atividades da manhã, às 11h30, a chefe de Seção de Licenciamento Ambiental da Sema, Elistela Strombeck Silva, que é bióloga, vai tratar da “Legislação Ambiental Municipal relacionada à intervenção arbórea e a atuação da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba”.
No período da tarde, das 14h às 16h, a técnica ambiental da Sema, Tainara de Proença Nunes, que é ecóloga, vai ministrar o minicurso “Avaliação Fitossanitária: analisando a saúde das árvores no ambiente urbano” no Parque “Chico Mendes, localizado na avenida Três de Março, 1025, no Alto da Boa Vista. Serão oferecidas 30 vagas para a oficina e as inscrições serão feitas a partir das 9h, durante o workshop.
A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Com inscrição gratuita, Faculdade de Medicina da PUC Sorocaba recebe curso para aprimoramento de cirurgias de lesões no joelho

agita2019

Saae sorteia ordem de entrega do ‘Caixa D’Água Social’

agita2019

Neste Dia dos Namorados, Skol explora webnamoro para não deixar ninguém solteiro

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: