Notícias

DICA DE QUEM SABE – Urbes dá dicas de como pilotar de forma segura

Estamos no mês de maio, mês em que há uma mobilização para a conscientização sobre um trânsito mais seguro, por meio da campanha Maio Amarelo. Quando falamos em segurança viária, uma das grandes preocupações é com os motociclistas, que estão mais suscetíveis às gravidades dos acidentes. Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade e Urbes – Trânsito e Transportes, reuniu algumas dicas com a ajuda dos instrutores de pilotagem da Honda (Antony Markt), e da Yamaha (Jeferson Caetano de Arantes), para você que é motociclista, sobre como pilotar de forma segura.
 Confira abaixo:– Atenção com a frenagem – o piloto em movimento deve usar primeiramente o freio dianteiro e após a motocicleta estar em baixa velocidade, o traseiro, finalizando sua frenagem de forma ágil e segura. É importante que o motociclista utilize os quatro dedos na manopla para frear.
– Desvio de obstáculos – quando existe a necessidade de uma movimentação rápida para um desvio imprevisto, o motociclista precisa sempre prever o que pode acontecer. Estar sempre atento e preparado para os imprevistos.
– Calibragem dos pneus – devem ser realizadas de três a quatro vezes no mês.
– Limpeza da corrente de transmissão – a cada 1.000 km rodados. É necessário lavar, secar e aplicar lubrificante ou óleo e ajustar a folga.
– Verificar as lâmpadas, pastilhas e lonas de freio – verificar se estão em perfeito estado, e se o nível do óleo está adequado, mas sempre realizando a troca de 1.500 a 3.000 km rodados.
Além disso, é importante estar atento ao trânsito. Quando falamos dos corredores é importante trafegar com consciência e não exagerar na velocidade, afinal de contas você sempre acaba em algum semáforo fechado.
Ficou curioso e quer ter mais dicas de segurança, que tal fazer um curso de pilotagem de graça?
A Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Honda e a Yamaha, promove a “Escola do Motociclista Seguro”, oferecendo aulas gratuitas de pilotagem. A organização do espaço é feita pela Urbes, geralmente realizadas no estacionamento do Parque das Águas, localizado na Av. Dom Aguirre. Até o momento mais de 700 pessoas já participaram das aulas. Para participar do curso basta enviar e-mail para o fale conosco da Urbes, o endereço é: www.urbes.com.br/faleconosco. 

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Lançamento do ‘Observatório da Biodiversidade de Sorocaba’ celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

agita2019

Menina Moleca chega ao Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

Operação Dignidade faz nova ação para orientar pessoas em situação de rua

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: