Notícias

CRAS Ana Paula Eleutério oferece curso de corte e costura

A iniciativa busca unir a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes e a demanda de mão de obra qualificada de costureiras e bordadeiras

Todas as segundas e quintas-feiras, algumas mulheres se reúnem para passar um dia especial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ana Paula Eleutério (Habiteto). É que através da Escola de Moda, ação do Fundo Social de São Paulo (FSSP) em parceria com o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes), elas ganharam a oportunidade de aprender o ofício da costura.

O objetivo da iniciativa é unir a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes e a demanda de mão de obra qualificada de costureiras e bordadeiras. De acordo com a coordenadora do CRAS Ana Paula Eleutério, Rita Farias, projetos como o Escola de Moda auxiliam na prevenção de vulnerabilidades sociais e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Uma das nossas dificuldades no território é de mulheres com baixa estima. Isso se dá, muitas vezes, por violações que sofreram e sofrem na vida, o que faz com que se sintam inferiores. Por isso, através dessas ações, elas se sentem capazes de realizar muitas coisas”, explica Rita, que também é assistente social.

Quem ministra as aulas é a integrante do Momunes, Márcia Cruz, costureira há 35 anos. “A Escola de Moda é importante para ajudar na renda familiar, além de possibilitar que essas mulheres trabalhem em casa, sem deixar os filhos e que também desenvolvem a autoestima. Essas questões abrem as possibilidades”, afirma.

Uma das alunas é Eliege Tereza de Campos, que já está planejando o futuro conseguido por meio do curso de costura, e pretende fazer vestidos para as crianças. “A oficina está sendo muito importante para mim. Estou adorando! Não sabia costurar em máquina e estou aprendendo”, ressalta a aluna.

Ainda segundo a coordenadora do Cras do Habiteto, o curso não possui vagas no momento, mas é possível fazer inscrição para a lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3226-4687.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias atenderá unidade descentralizada do PAT a partir de segunda-feira

agita2019

O Programa Olericultura Orgânica terá novo encontro no próximo sábado

agita2019

Jornada da Cidadania movimenta Éden com atendimentos e serviços gratuitos

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: