free web hit counter
Notícias

‘Clubinho do Refúgio’ do Parque da Água Vermelha faz campanha alusiva ao ‘Dia de Combate à Poluição’

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da equipe educativa do Parque da Água Vermelha, realizará nesta terça-feira (13), mais uma reunião do Clube Ecológico do Refúgio – “Clubinho do Refúgio”. Este projeto é realizado em parceria com a Associação Nova Geração (ANG) do Bairro Refúgio, que tem como objetivo promover atividades educativas e recreativas para tirar as crianças das ruas.

Estas atividades são relativas ao “Dia de Combate à Poluição”. A data pertence ao calendário de datas comemorativas alusivas ao Meio Ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812 de 2009.

Neste dia, as crianças trabalharão com tema “Combate às queimadas”, uma ação de sensibilização contra este ato criminoso que deve ser banido a partir da mudança de comportamento. Haverá uma exposição educativa com animais empalhados de espécies que vivem em Sorocaba e região que sofrem diretamente com as consequências das queimadas, tais como: o lobo-guará, o cachorro do mato, entre outros.

Estarão expostos animais que morreram em consequência das queimadas, como um jabuti e um tamanduá bandeira. “A partir da exposição, e por meio de um bate-papo com as crianças, objetivamos sensibilizá-las sobre este problema ambiental e convidá-las a multiplicar este conhecimento na família, na escola e em toda a comunidade”, comenta a Educadora Ambiental, Viviane Rachid.

 Como a população pode e deve ajudar?

A população também deve colaborar, através da denúncia pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas causados pelas queimadas.

Assim, algumas ações devem ser evitadas, tais como: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas e, principalmente, não soltar balões, por ser perigoso e por ser crime. É muito importante que proprietários de terrenos os mantenham sempre limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800,00.

Vale lembrar que as queimadas também trazem danos à saúde, comprometendo, principalmente, quem sofre com problemas respiratórios crônicos, como a asma e a bronquite. Outro risco está na queima de lixo, quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas do planeta.

 Conheça o Parque da Água Vermelha

O Parque da Água Vermelha possui uma área de aproximadamente 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e por três lagos. Todo este espaço físico conservado propicia a manutenção de uma rica biodiversidade, com aves, peixes, anfíbios, entre outros animais.

O Parque fica na Rua România, nº 150, Jardim Europa e atende pelo telefone (15) 3221-6643 ou através do e-mail: (parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br).

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Hospital Evangélico de Sorocaba inaugura nova UTI e triplica atendimento

agita2019

Fundo Social lança Campanha do Agasalho e Sorocaba e divulga locais de doação

agita2019

Ciesp Sorocaba realiza curso “Extensão em Logística e Supply Chain” para capacitação de profissionais

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: