Notícias

Cinco vias de Sorocaba ganharão mais de 450 árvores nativas

A estimativa é finalizar esta primeira etapa do trabalho em janeiro de 2020

Desde o dia 26 de novembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), está realizando o plantio de árvores no canteiro central de vias da cidade. A ação de arborização urbana teve início na avenida Fernando Stecca e na avenida Victor Andrew, localizadas na Zona Industrial.

A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é aproveitar essa época do ano, que é mais chuvosa, para o plantio dos exemplares, garantindo a efetividade do plantio das árvores. “O período de chuvas contribui fortemente para o sucesso do plantio, garantindo água em quantidade e qualidade”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota.

Outra decisão importante para a efetividade do plantio foi a escolha de mudas de árvores do viveiro do Horto Florestal, que são de médio e grande porte, algumas com cerca de três metros de altura, todas de compensação ambiental. As vias ganharão diversas espécies nativas, como ipê-branco, ipê-amarelo, quaresmeira, ipê-roxo e cabreúva.

De acordo com o cronograma feito pela Divisão de Áreas Urbanas da Sema, a primeira fase da iniciativa contemplará também a avenida Camilo Júlio, rua José Ribeiro e avenida J.J. Lacerda. Os locais foram escolhidos pela Secretaria do Meio Ambiente por serem vias com pouca arborização e com grande movimentação. A previsão é finalizar essa primeira etapa em janeiro de 2020.

Para o trabalho, a equipe vai ao local e faz a preparação do solo para o plantio de muda, com toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro, até a utilização de insumos. Cada árvore terá uma distância de oito metros entre um e outro exemplar ou então de um poste do canteiro central. O plantio então é executado em seguida. Além disso, a Divisão de Áreas Urbanas também está fazendo a reposição de árvores que estejam mortas nos canteiros centrais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Sesc Sorocaba promove workshop e cursos sobre artes manuais e visuais em setembro

agita2019

Zezé Correa é o nome mais votado para a Pinacoteca Municipal de Sorocaba

agita2019

‘Dia D’ no Nova Sorocaba recolhe quase 3 toneladas de criadouros do Aedes aegypti

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: