Notícias

Biblioteca Infantil recebe crianças e adolescentes para uma visita especial

Na última terça-feira (23), um grupo de crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto-juvenil de Sorocaba participaram de uma visita monitorada especial na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Além de conhecer o espaço, a garotada teve a oportunidade de ouvir sobre a história do surgimento do livro e de grandes nomes da literatura nacional.
O evento, que comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril), foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), sob a coordenação da arte-educadora Paula Cristina Minatogawa.
As crianças e adolescentes puderam conferir uma exposição de Monteiro Lobato, com obras e personagens de seus livros em EVA, além de saber mais sobre a importância do autor para a literatura nacional infantil. Já para contar a história do surgimento do livro, desde a pré-história até os dias de hoje, Paula Cristina Minatogawa utilizou ilustrações.
Durante a visita, eles também puderam fazer perguntas sobre a biblioteca, além de serem apresentados à brinquedoteca, à cozinha caipira e ao circo. Também houve um momento de interação durante o piquenique.
Segundo a cuidadora em saúde, Regina Utima, a proposta do projeto da unidade é trabalhar a educação dos jovens “além dos muros”. “Nós percebemos que muitos dos atendidos dentro do CAPS precisavam ter um contato externo, uma atividade externa, na qual conseguimos verificar como é a interação social deles”, comenta.
De acordo com Regina, a Biblioteca Infantil foi escolhida para a atividade porque é uma oportunidade também das crianças se aproximarem da leitura e de um espaço lúdico. “Isso atrai a criança juntando a leitura, a cultura e a saúde mental”, conta.
No local também estava presente a psicóloga voluntária do CAPS, Paula Mazzetti. “Nós temos um projeto com as crianças que se chama Ressignificar e a gente tem uma proposta de não ficar somente dentro do espaço, mas também poder trazer as crianças para ocupar outros espaços na cidade”, afirma.Uma das adolescentes que participaram da atividade, Sabrina Natalie Ribeiro, se sentiu motivada a ler após a visita. “Eu gosto de ler livros de romance e aventura e pretendo vir outras vezes com os meus pais”, declara.
A Biblioteca Infantil possui atualmente mais de 18 mil livros à disposição da população e esse tesouro vai muito mais além do que as obras literárias voltadas ao público infanto-juvenil. A unidade pública preserva e disponibiliza à consulta acervos de escritores, historiadores, artistas e temáticos, que foram doados ou formados no decorrer do tempo.
Já a exposição de Monteiro Lobato poderá ser conferida até o dia 3 de maio na Biblioteca Infantil, que está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.

Fonte: SECON

MATÉRIAS RELACIONADAS

Urbes prepara 30 ônibus 0Km com layout do novo conceito de mobilidade

agita2019

População pode participar de aula gratuita de Ritmos no CEU das Artes

Agita ih

O Pau-brasil é tema do ‘Clube Roda Viva’ no Parque da Biquinha

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: