Notícias

APAS revê expectativa de crescimento do setor supermercadista paulista para 2019

Faturamento do setor em agosto teve leve alta e setor gera empregos, mas conjuntura de desemprego preocupa e faz entidade revisar números

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas, fechou o semestre de 2019 com aumento de 0,23% em relação a 2018. Mesmo com o leve aumento, e dado o cenário desafiador atual, em que o desemprego permanece com pouca melhora, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) revisou sua expectativa de vendas no setor do estado para até 1,3%. A expectativa anterior era de crescimento entre 2,7% e 3%. Este crescimento é menor que o dos últimos dois anos, quando o setor cresceu pouco mais de 2%.

Na comparação entre os meses de julho 2019 com 2018, o crescimento do estado foi de 1,05%, sendo que o interior de São Paulo apresentou os melhores resultados. Apesar do rebaixamento na expectativa de crescimento, o setor de supermercados paulista alcançou recordes de contratações em vagas de emprego e observou aumento de 2,18% no número de unidades compradas nas lojas, se comparado ao mesmo período de 2018.

“Mantemos uma projeção de crescimento, mesmo que mínimo, em vez de queda no faturamento, devido a alguns fatores conjunturais que podem manter um leve aquecimento das vendas, como a tímida queda no desemprego, a liberação do FGTS, a Semana do Brasil, a Black Friday e a Reforma da Previdência aprovada no Senado”, estima o economista da APAS.

Fonte: APAS/FIA

Fonte: APAS/FIA

Empregabilidade do setor supermercadista

Em sua análise mensal, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) ressalta que foram criadas 2.055 vagas em São Paulo no mês de julho, e que um dos motivos para este bom resultado é o crescimento nas contratações de Minimercados e Hortifrutis. O primeiro foi responsável por 284 postos, enquanto os hortifrútis ficaram com 192. Os números são 468% e 433% maiores quando comparados com o mesmo mês em 2018.

O crescimento no número de contratações vem ocorrendo de forma consistentemente ao longo dos anos, e os volumes apresentados pelos hortifrutis configuram o melhor período em 10 anos. Entre os canais, os supermercados e hipermercados ainda lideram o número de contratações, com 926 vagas no mês.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.500 associados, que somam aproximadamente 4.000 lojas.

Fonte: OS2

MATÉRIAS RELACIONADAS

Ação de sensibilização ao descarte correto de lixo e o combate a Dengue são temas abordados pela pela Prefeitura de Sorocaba

Agita ih

RDC Água Vermelha contará com mais um Refúgio da Biodiversidade

agita2019

Smart Mall Facens replica conceito do Centro Universitário e leva o “aprender fazendo” para o Pátio Cianê

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: