Notícias

Análises criteriosas no canteiro de obra podem prevenir acidente

Estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que o Brasil ocupa a quarta posição em incidentes com pessoas durante a atividade laboral, registrando cerca de 700 mil casos por ano. Diante destes números, o Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP) aproveita a aproximação do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em 27 de julho, para destacar a importância de análises mais criteriosas dos riscos nas obras, com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro aos trabalhadores da construção civil.

O higienista ocupacional da entidade, engenheiro Leonardo Massato Nicácio Nomura, explica que as leis brasileiras evoluíram muito nos últimos anos no que diz respeito à proteção dos trabalhadores, mas quando comparado a outros países, onde as regras são mais amplas como os Estados Unidos, o Brasil ainda tem muito a melhorar.


Ele explica que a atividade do higienista ocupacional, que possui uma atuação importante para prevenir incidentes com os trabalhadores, ainda é pouco conhecida por muitas empresas, mesmo sendo essencial na avaliação e análise dos riscos ocupacionais. “Este segmento é responsável por promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde do colaborador”, afirma.

Riscos

O profissional desta área realiza análises por amostragem, com divisão de riscos basicamente em três segmentos: físicos, químicos e biológicos. A partir destas checagens, o higienista apresenta um plano com formas de prevenir incidentes que já ocorrem ou que foram identificados como potencial para acontecer.

Na avaliação dos agentes físicos, são analisados itens como ruído, calor, frio e vibração. Na química, é verificada a incidência de gases, vapores e aerodispersóides (dispersão de partículas sólidas ou líquidas no ar). Já na biológica, é examinada a exposição a patógenos (organismos que são capazes de causar doença) e contaminantes. Nomura comenta que o problema é que nem todas as companhias fazem uma análise rigorosa destes itens, o que deixa o trabalhador exposto a uma série de situações perigosas.

“No Seconci-SP adotamos o sistema de avaliação norte-americano, no qual as checagens são realizadas levando em consideração a situação mais severa possível. Desta forma, conseguimos criar um ambiente de trabalho no qual as possibilidades de incidentes são drasticamente reduzidas”, explica Nomura.

Outro diferencial das análises realizadas pelo Seconci-SP, de acordo com o especialista, consiste em a entidade considerar que o risco é sempre da obra. Ou seja, o processo de verificação leva em conta todos os trabalhadores que estão envolvidos no canteiro, incluindo os terceirizados. “Para nós, não faz sentido excluir estes profissionais, já que indiretamente as construtoras também são responsáveis por estes colaboradores”, finaliza.

As empresas que desejarem obter mais informações sobre as análises realizadas pela entidade na área de Saúde Ocupacional podem contatar a Regional Sorocaba do Seconci-SP, que fica na Avenida General Osório, 391 – Trujillo, pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br ou ainda pelo telefone (15) 3042-1840.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, o Seconci-SP oferece soluções completas em Medicina do Trabalho (Ocupacional) e Engenharia de Segurança. A partir de sua grande experiência com a construção, há mais de 25 anos presta atendimento para empresas de outros setores da economia. Conta com estrutura e profissionais experientes e altamente qualificados para assessorar as empresas na promoção de ações preventivas, visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais. Auxilia as empresas no atendimento as legislações vigentes do Ministério do Trabalho e Previdência, dos Estados e dos Municípios.

Serviço

Regional Sorocaba do Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba, SP
Contato: (15) 3042-1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Fonte:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

MATÉRIAS RELACIONADAS

Neste Dia dos Namorados, Skol explora webnamoro para não deixar ninguém solteiro

agita2019

Concessionária BRT Sorocaba já investiu R$ 30 milhões na cidade e fluxo de atividades avançam

agita2019

Belas Artes Sorocaba-Votorantim abre inscrições para curso livre de Projeto Luminotécnico

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: