Notícias

Alunos do Objetivo Sorocaba participam de Jornada Espacial no ITA

 Jovens são os únicos de Sorocaba (SP) e região a serem convidados para participar do evento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que acontece neste domingo (01/12).

Quatro alunos do Objetivo Sorocaba foram os únicos jovens de Sorocaba (SP) convidados para participar da XVII Jornada Espacial, que acontecerá neste domingo (0/.12), ficarão uma semana alojados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos (SP). A seleção dos alunos teve como base o excelente desempenho conquistado por eles na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e na MOBFOG (Campeonato Brasileiro de Foguetes).

Nesta edição, a XVII Jornada Espacial reunirá mais de 100 participantes, entre alunos e professores, da rede pública e privada de ensino de todo o país. Os estudantes que representarão o Objetivo Sorocaba são os alunos do Ensino Médio Bernardo Papa, Gustavo Novaes, José F. Soranz e Henrique Salles.

Recentemente, durante o Campeonato Brasileiro de Foguetes, os alunos Gustavo, José e Henrique consagraram-se tricampeões da competição, quebrando o recorde brasileiro de lançamento de foguete feito de garrafa PET, chegando à marca de 363 metros. “Tivemos grandes resultados ao longo do ano e é com muita honra que representaremos o Objetivo Sorocaba nesse grande evento. Temos a certeza que será uma semana muito enriquecedora, com muito aprendizado”, comenta José.

Além de participar da Jornada Espacial, os tricampeões ainda realizarão um lançamento demonstrativo do foguete da equipe. “Nós iremos levar o modelo que construímos para o Campeonato Brasileiro. Realizaremos um lançamento de apresentação no evento. Será muito enriquecedor poder trocar conhecimentos e viver essa experiência única”, destaca Gustavo.

Por sua vez, Bernardo Papa foi convidado para o evento pelo seu desempenho de destaque na OBA. “Foi inesperado, eu não acreditava que uma prova feita como extracurricular pudesse me levar para um evento tão exclusivo e especial. Quando recebi esse convite fiquei chocado, mas, ao mesmo tempo, me dei conta de que somos capazes de muito mais do que pensamos”, declara o estudante.

Participar de um encontro nacional, realizado por uma instituição tão renomada como o ITA, impacta a vida acadêmica e pessoal dos alunos. “Será uma experiência muito importante! Vou aprender muito e fazer contatos com pessoas dessa área. Esse evento, com certeza, veio para somar. É uma mudança de perspectiva poder participar da Jornada Espacial que, antes, eu apenas acompanhava como telespectador”, enfatiza Henrique.

A Jornada Espacial é composta por palestras, oficinas e visitas às principais instalações dessa área no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e Museu Interativo de Ciências (MIC) de São José dos Campos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.objetivosorocaba.com.br. O Objetivo Centro fica localizado na Rua Arthur Gomes, 51, Centro, telefone: (15) 3332-9900; o Objetivo Portal fica na Rua Romeu do Nascimento, 777, Jd. Portal da Colina, telefone: (15) 3331-7200 e o Objetivo Norte está na Avenida Itavuvu, 4.115, Santa Cecília, telefone: (15) 3332-9855.

MATÉRIAS RELACIONADAS

HOJE 7/5 É DIA DO OFTALMOLOGISTA

agita2019

Cartão postal do ‘Nova Sorocaba’ Praça do Coreto é revitalizada pela Prefeitura

agita2019

Aula gratuita prepara alunos para o Enem, na Praça de Alimentação do Pátio Cianê

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: