Notícias

“Acamados” fez mais de 14 mil atendimentos em 2019

A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), mais conhecido como “Acamados”, realizou até o mês de agosto de 2019, um total de 14.805 atendimentos aos pacientes do programa. O objetivo do serviço é dar assistência multiprofissional, um atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes, além de dar continuidade ao tratamento com medicação, em domicílio.

O foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação (até 15 dias de alta), pacientes que realizaram instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (derrame cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. O acesso ao serviço é feito por meio do telefone 156 ou via Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais. Isso, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

A coordenadora do SAD, Elizangela Leôncio de Souza, explica que, conforme a necessidade de cada caso, o paciente recebe visita do médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. “Temos equipes comprometidas que realizam visitas das 7h às 22h. Nossa missão é desospitalizar precocemente os pacientes para evitar infecções hospitalares”, ressalta.

A sede do SAD está localizada na Avenida Moreira César, 398 (antigo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA), onde são realizados atendimentos aos cuidadores dos doentes. Entre outros, é oferecido suporte com serviço social, psicólogo, dispensação de insumos (como materiais para curativos, por exemplo) e documentos (receitas/atestados).

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Boletim epidemiológico traz atualização sobre casos de dengue

agita2019

Plaza Shopping Itu vai sortear viagens para resort e vales-compra na campanha de Dia das Mães e Namorados

Agita ih

UBS Sabiá realiza encontro do grupo de gestantes neste sábado

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: