Música

Primeiro disco de Toni Tornado volta às lojas pela coleção “Clássicos em Vinil”

Em 1971, um ano após vencer o V Festival Internacional da Canção com “BR-3” (Antônio Adolfo/Tiberio Gaspar), Toni Tornado lançou seu álbum de estreia. O disco, também batizado com o nome da música vencedora do festival, volta agora às lojas em vinil de 180 gramas, numa parceria da Polysom com a Universal Music pela coleção “Clássicos em Vinil”.

Nascido no extremo oeste paulista, Toni se mudou sozinho para o Rio de Janeiro aos 11 anos. Trabalhou de engraxate a paraquedista do Exército, e, após integrar a banda Brasiliana — pela qual excursionou o mundo tendo contato com o movimento dos Panteras Negras e ouvindo as novidades da música estrangeira — voltou ao Brasil, tornando-se crooner de boates. Nessa função, conheceu Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, que confiaram a ele o trabalho de interpretar a canção que deu-lhe notoriedade e estimulou a gravação de seu primeiro disco.

Com 12 faixas e forte influência do soul e funk, “B.R.3” é composto, além da canção que ajudou a consagrar a carreira de Toni e tornou-se um clássico da música nacional, por outros sucessos como “Me Libertei” (Frankye/Tony Bizarro) e “O Jornaleiro” (Major/Toni Tornado). Com produção de Milton Miranda, o álbum ainda possui participações de maestros como Paulo Moura e Waltel Branco, que contribuíram com orquestrações e também ajudaram a enriquecer os arranjos desse importante registro da música nacional.

Fonte: Batucada

MATÉRIAS RELACIONADAS

Duo The Black Keys é estrela capa da revista “Uncut”

agita2019

Tudo de Novo lança novo sucesso “Será que Guenta”

agita2019

Rodeio Itu garante bem-estar e proteção dos animais

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: