Música

Festival para jovens músicos, Imagine Brazil abrirá inscrições em breve

Concurso promove uma experiência profissional para candidatos de 13 a 21 anos, residentes em todo o Estado de São Paulo

Uma competição voltada para jovens músicos e que contempla a todos os gêneros musicais. Essa é a proposta do Imagine Brazil, um festival internacional que realiza sua quinta edição no País, com inscrições de 5 de agosto a 6 de setembro.

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora de polos de ensino do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A versão estrangeira do Imagine ocorre em cerca de 10 países.

No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos de até 8 pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências. O vencedor do Imagine Brazil ganha uma vaga na final internacional e workshop preparatório que ajudará no preparo para a disputa, que ocorre no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas.

A pré-seleção faz parte da primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do Júri. Serão analisados os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos inscritos e inscritas. Até 30 grupos ou artistas serão contemplados para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão no mês de novembro, nas cidades de Lençóis Paulista, Caraguatatuba e São José do Rio Preto.  Cada semifinal classificará três finalistas.

Nessas quatro fases eliminatórias, os participantes serão avaliados nos quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação. “Uma das principais características do festival é a pluralidade de estilos”, destaca Deborah Lobo, gestora de Projeto Especiais do Projeto Guri.

Os interessados em participar do concurso devem acessar o site http://br.imaginefestival.net/, cadastrar-se (e aguardar a mensagem de ativação do cadastro por e-mail) ou fazer o login (caso já tenha cadastro, podendo, inclusive, atualizar os dados) e preencher o questionário no campo ‘inscreva-se no festival’.

O corpo de jurados será composto por quatro músicos/musicistas profissionais brasileiros, um representante da Amigos do Guri e um membro da JMI (como presidente e moderador). Eles escolherão 9 finalistas das semifinais regionais, que irão direto para a final, que ocorre na cidade de São Paulo, no dia 7 de dezembro, de onde sairá o vitorioso do Imagine Brazil.

A Diretora Executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa, comenta sobre a oportunidade: “O Imagine Brazil chega a quinta edição como uma oportunidade singular para os jovens do Estado de São Paulo. O evento promove uma rica troca de experiências com artistas de diferentes origens e estilos que desejam ingressar no mundo profissional da música.  Acreditamos que o reconhecimento do festival deva inspirar a inscrição de muitos jovens”.  

Prêmios e grandes experiências de carreira  
Os escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, entre elas: gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

Quem vencer o Imagine Brazil 2019 irá participar da final internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2020, concorrendo com vencedores de vários países, na Europa.

Inscrições – Imagine Brazil 2019
Data:
 5 de agosto a 6 de setembro
Endereço eletrônico:
 http://br.imaginefestival.net/
Procedimento: preencher o formulário online e enviar uma mídia MP3 (Regulamento e detalhes no site);   
Quem pode se inscrever: solistas ou grupos de até 8 pessoas;
Idade: de 13 a 21 anos

Semifinais regionais
Lençóis Paulista – dia 9/11, às 17h
Caraguatatuba – dia 23/11, às 17h 
São José do Rio Preto – dia 30/11, às 17h

Final 
São Paulo – dia 7/12, às 18h

Patrocinadores, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural: SKY, Tauste, Usina Colorado, West Rock, Aché, Grupo Maringá, Glóvis e Supermercador Rondon.

Apoio: Estúdio Loop

Imagine Brazil 
O festival Imagine Brazil ocorre desde 2015, para jovens de 13 e 21 anos, residente no Estado de São Paulo. Esta competição musical envolve todos os estilos e acontece anualmente em diversos países do globo, como Bélgica, Croácia, França, Malawi, Noruega, Eslovênia, Suécia, Zimbábue.

A banda Sephion foi a campeão da primeira edição do imagine Brazil, em 2015, e disputou o Imagine International Festival no ano seguinte, na Croácia. Em 2016, o Trio Alma Brasileira ganhou o concurso, mudou o nome artístico para Trio Retrato Brasileiro, e representou o Brasil no mundial. Arthur Endo, vencedor em 2017, competiu a final na Holanda. Atual campeã, a banda Entalpia recebeu um workshop de carreira com o rapper Criolo e prepara-se para a disputa internacional.

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Rodeio Itu abre inscrições para o concurso ‘Musa do Sertanejo’

agita2019

Sorocaba e Mariano fazem tratamentos estéticos em famosa clínica na capital paulista

agita2019

Tributo norte-americano ao Led Zeppelin confirma apresentação no Teatro Bradesco em São Paulo

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: