Empreendedorismo Mercado de Trabalho

O que é Coaching pessoal e qual a diferença do Coaching profissional?

O Coaching Pessoal é voltado para as necessidades pessoais, enquanto o Coaching Profissional é direcionado às necessidades corporativas e empresariais. / Copyright: GaudiLab

Por: José Roberto Marques

Em várias situações da nossa vida, é comum passarmos por momentos de desorientação, no sentirmos perdidos, não conseguirmos definir metas e objetivos assertivos e muito menos atingi-los, não entendermos a nossa missão e nos apegarmos as nossas crenças limitantes. A grande questão é, como sair desse contexto? O Coaching Pessoal pode ser a solução.

O QUE É COACHING PESSOAL?

O Coaching Pessoal é uma das ramificações do Coaching, uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente atualmente. Trata-se de um poderoso processo que visa a conquista de grandes e efetivos resultados. Mais que um processo ou método, o Coaching é um suporte, um estímulo e um auxílio para aqueles que buscam mudanças positivas e permanentes em qualquer âmbito da vida.

Como o próprio nome sugere, Coaching Pessoal é voltado ao alcance de conquistas, plenitude e realizações pessoais do indivíduo. Entre os maiores benefícios que esta abordagem oferece, estão o alcance da felicidade e harmonia interior, melhora na qualidade de vida e de tempo, eliminação de comportamentos e pensamentos limitantes e sabotadores, melhoria na autoestima e autoconfiança, resolução de conflitos internos, controle das emoções, eliminação de sentimentos negativos, foco no positivo, entre outros.

Muitas vezes, o Coaching Pessoal também pode ser chamado de Life Coaching, ou seja, essa área do Coaching busca melhorar o desempenho e o nível de resultados positivos em diversas áreas da vida de uma pessoa.

A busca por desenvolvimento e evolução contínua é um desafio que todos nós enfrentamos em diferentes aspectos de nossas vidas — seja no âmbito pessoal, profissional, familiar, amoroso, social ou mesmo espiritual. Crescer e se desenvolver faz parte de uma necessidade natural do ser humano de alcançar equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida.

Nesse sentido, quando a pessoa percebe os benefícios proporcionados pelo Coaching Pessoal, sua vida passa por uma transformação e ela consegue traçar e atingir metas e objetivos assertivos.

COMO FUNCIONA O COACHING PESSOAL?

No Coaching Pessoal, o Coach, através de um conjunto de técnicas e ferramentas, auxilia o Coachee na identificação dos seus pontos fortes e de melhoria e assim, são garantidos resultados em muitas áreas da vida de uma pessoa.

Pode-se trabalhar, por exemplo, questões de relacionamentos, saúde e emagrecimento, familiares, desenvolvimento de talentos e capacidades, superação de bloqueios e estados limitantes como traumas, as fobias, o pânico, a depressão e a ansiedade, padrões repetitivos, outra questão bastante comum e que é trabalhada com o Coaching Pessoal, é busca pelo controle e resolução de vícios e compulsões.

Portanto, o Coaching Pessoal tem como foco, o interior da pessoa, suas questões emocionais e comportamentais que de algum forma estão impedindo o alcance de alguma meta ou resultado.

Alguns benefícios proporcionados pelo Coaching Pessoal são:

  • Qualidade de vida;
  • Autoconhecimento;
  • Motivação;
  • Melhor comunicação;
  • Gestão do tempo;
  • Equilíbrio emocional;
  • Autoconfiança;
  • Reconhecimento das habilidades;
  • Redução do estresse;
  • Superação das crenças limitantes;
  • Melhoria nos relacionamentos;
  • Inteligência emocional.

COMO TRABALHA O COACH PESSOAL?

É papel do Coach, através de uma série de questionamentos e reflexões, realizar sessões (presenciais ou online) para auxiliar o cliente quanto ao desenvolvimento das suas habilidades, identificação dos problemas e superação das crenças limitantes, e assim, fazer com que ele alcance satisfação, qualidade de vida e os resultados desejados.

Nota-se então, que não é tarefa do Coach, trabalhar na cura de problemas emocionais, mas sim, ajudar o Coachee na busca das soluções dos seus problemas, bem como na potencialização das suas habilidades, ou seja, o próprio cliente encontra suas respostas.

COACHING PESSOAL X COACHING PROFISSIONAL

Entre as diversas abordagens do Coaching, estão os dois grandes nichos principais: o Life Coaching — também chamado de Coaching Pessoal e voltado para as necessidades pessoais, e o Business Coaching — também conhecido como Coaching Profissional e direcionado às necessidades corporativas e empresariais.

Uma vez que o Coaching é um processo flexível e que pode ser aplicado em qualquer contexto, existem, ainda, diversos nichos derivados destes dois:

COACHING PROFISSIONAL

O Coaching profissional visa o alcance de objetivos, metas e grandes resultados organizacionais, além de acelerar e potencializar a produtividade profissional. Entre os benefícios que este método oferece estão a melhora nos relacionamentos interpessoais, feedbacks efetivos e assertivos, conquista da capacidade de negociação, comunicação e delegação, foco, melhor gestão de tempo, inteligência competitiva, controle emocional, aprimoramento de habilidades e competências, desenvolvimento de uma liderança de excelência, entre muitos outros.

  • Coaching de liderança;
  • Coaching de performance;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching empresarial;
  • Coaching organizacional.

COMO DEECTAR SE PRECISO FAZER O COACHING PESSOAL?

Como visto anteriormente, o Coaching Pessoal é um processo que auxilia a pessoa a mudar hábitos e comportamentos, identificar e eliminar padrões repetitivos, alterar certos estados emocionais, vencer crenças limitantes, potencializar habilidades e desenvolver pontos de melhoria. Portanto, o Coaching Pessoal é indicado para os indivíduos que buscam, de forma objetiva e rápida, mudanças no âmbito pessoal.

COMO DETECTAR SE PRECISO FAZER COACHING PROFISSIONAL?

Já o Coaching Profissional, é ideal para as pessoas que desejam aumentar seu desempenho organizacional, para tanto, o Coach explora as competências do cliente e amplia suas capacidades de liderança, bem como, desenvolve planos de negócio, estrutura metas e objetivos, trabalha na otimização do tempo, entre outras questões. Todo esse processo, viabiliza que o Coachee melhore seus resultados profissionais, desenvolva sua equipe ou até mesmo, conquiste uma promoção.

Fonte: JRM Coaching


Dica: Vera Vieira Coach

É indicado para os profissionais interessados em melhorar ao máximo sua performance quanto aos que buscam mudanças em suas carreiras ou recolocação no mercado.
Para profissionais que buscam atingir o melhor de sua liderança, de sua comunicação, de seus relacionamentos ou de sua administração de tempo.
O Coaching de Carreira também é procurado por pessoas que querem repensar e redefinir os rumos de suas carreiras.

Este módulo consiste em levar o cliente avaliar sua carreira e suas opções a partir de seus valores, para definir sua missão profissional, sua missão de vida e a alinhar tudo isso com suas aspirações e sonhos profissionais. A partir daí, realizará pesquisas que o levarão ao encontro das informações cruciais para que possa tomar decisões e concretizar ações. .
O Coaching de Carreira também leva à remoção de bloqueios e reorganização de paradigmas.

✔A novidade  do processo de Coaching, é o Coaching em Grupo, é o custo/benefício, que se torna mais acessível.
🤝Aproveita essa oportunidade e se inscreva nesse processo!

Contato: (15) 99688-2120 .

MATÉRIAS RELACIONADAS

Seis dicas para arrumar uma vitrine e exposição interna para atrair clientes

agita2019

CIESP Sorocaba participa de reunião conjunta de Conselhos Municipais durante a ‘Semana Inova Indústria’

agita2019

Ele se tornou especialista em Despedidas de Solteiro(a) e já faturou 500 mil reais!

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: