Empreendedorismo Mercado de Trabalho

O impacto da comunicação nos funcionários

O processo comunicativo ineficaz entre o público interno das empresas, vem apresentando graves consequências, como perdas financeiras e más condutas

O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de novos meios de comunicação. Todavia, o processo comunicativo ineficaz entre o público interno das empresas, vem apresentando graves consequências, tais como: perdas financeiras, falhas no gerenciamento de mudanças, más condutas, menor retorno dos acionistas, aumento na ocorrência de acidentes, etc.

A comunicação, como parte essencial das experiências humanas e dos projetos empresariais, ao invés de funcionar como forte aliada, está sendo na atualidade um dos maiores impedimentos para que empresas e pessoas aproveitem/compartilhem suas habilidades ao máximo, em prol de objetivos e metas. Um sistema ineficiente de comunicação pode causar frustração (sentimento de menosprezo); e ansiedade (diante do desconhecido), o que acarreta temores e incertezas entre os colaboradores, inclusive no que diz respeito à segurança de seus empregos. Segundo uma pesquisa de 2014 da About.com, as três principais razões por que as pessoas não gostam de seus empregos estão relacionadas à comunicação. De acordo com os pesquisados, a falta de sentido da gestão é o principal problema, seguido pela má comunicação global e as constantes mudanças não bem comunicadas.

Isso porque, uma comunicação bem estruturada e efetiva provoca impacto positivo no desempenho individual dos colaboradores.Comunicar-se com seu semelhante está na base de qualquer relacionamento humano. E mais: quanto maior for o entendimento entre as pessoas, melhor será o bem estar proporcionado, com consequente produtividade.

Diante dessa perspectiva, as organizações modernas, de grande ou pequeno porte, devem se orientar lembrando que sua maior força produtiva e de muito mais valia do que suas máquinas são os funcionários. A eles deve ser dada toda a atenção, para que convivam em harmonia, conheçam os objetivos pelos quais trabalham e produzam com adequada atuação em equipe.

Hoje, a importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande, que é muito difícil uma organização manter seus níveis de produtividade e lucratividade, sem que se institua internamente, melhores processos de informação e diálogo com os funcionários. A existência de boa comunicação na empresa motiva à adequada execução das tarefas e, ao mesmo tempo, elimina incertezas e ambiguidades, consolidando a confiança e a segurança.

Compartilho por aqui, cinco dicas de melhoria para impactos positivos na comunicação interna:

1. Encontre meios alternativos de compartilhamento (espaços internos para troca de opiniões, críticas, elogios e solicitações) e recicle os métodos oficiais, com aceite de sugestões viáveis e mais modernizadas;
2. Adote modelos de gestão mais eficazes colaborativas que visem aumento de propósito e acesso para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores;
3. Trabalhe a comunicação interpessoal, (por exemplo: promoção de palestras interativas);
4. Promova eventos internos nos quais a cultura organizacional seja trabalhada (por exemplo: reuniões comemorativas);
5. Incentive a responsabilidade social com distribuição de tarefas junto a premiações internas (reconhecimento).

E quanto a você; alguma dica?

Gutemberg Leite – Mestre em Ciências da Comunicação e Gestor de RH.
Mestre em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em “Novas Tecnologias da Comunicação” pela Universidade da Flórida, Estados Unidos. Pós-graduado em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela FECAP e em Direito Empresarial pela EPD–Escola Paulista de Direito. Administrador de Empresas e Jornalista. Certificado em Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e em Mentoria Empresarial pela Valor Empresarial. Iniciou a carreira em Recursos Humanos em 1969, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais até 1982, em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Em 1983, fundou o Grupo Meta RH, empresa especializada em serviços de recursos humanos. Coautor dos livros Ser+ inovador em RH, Gestão de pessoas e comunicação, da Editora Ser Mais e, com Fábio França, A comunicação como estratégia de Recursos Humanos, Editora Qualitymark, em sua segunda edição.


Manual completo de empreendedorismo
Coordenação editorial: Alexandre Sita e Elissandro Sabóia 
Literare Books International – 1ª edição – 440 páginas – 2018 – R$ 69,80 
Formato: 16x23cm
ISBN: 978-85-9455-058-3

Fonte: Literare Books

MATÉRIAS RELACIONADAS

Parceria Social de Empregos

agita2019

Parceria Social de Empregos

agita2019

DICA DE QUEM SABE – PAT orienta os trabalhadores para se sair bem na hora da entrevista de emprego

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: