Empreendedorismo Mercado de Trabalho

Mudança de Carreira: Saiba como se preparar para novos desafios

Especialista em Desenvolvimento Humano explica os motivos que levam os profissionais às transições de carreira e mostra que mudanças de ciclo são cada vez mais frequentes

Todos os dias, milhares de profissionais passam por este dilema quanto à carreira: Me decepcionei com a minha área; ainda não sei se essa carreira é para mim; quero abrir uma franquia, mas não em qual seguimento; virei mãe, e agora? São diversas problemáticas que podem se tornar um turbilhão e atrapalhar a profissão atual, o que normalmente é muito comum em alguns períodos da vida. A palestrante e especialista em desenvolvimento humano, Rebeca Toyama alerta sobre fases mais propensas que nos colocam à prova em relação às conquistas pessoais e mostra caminhos alternativos para se redescobrir em 2020. 

Diante do número de novos empreendedores que vem crescendo ano a ano no Brasil, 61,8% relatam que abriram o próprio negócio por verem novas oportunidades de mercado. A transição de carreira é mais comum do que muitos imaginam e está atrelada a percepção pessoal sobre uma determinada profissão, suas decepções pessoais e perspectivas futuras.

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com parceria pela empresa Brands2Life para entender o motivo que a maioria dos profissionais perdem oportunidades de empregos, a razão foi clara: eles têm medo de que o emprego novo seja pior que o atual, além de um outro fator que é a insegurança. A pesquisa aponta também que 26% dos entrevistados consideram que seria essencial um mentor para se espelhar na carreira e assim ajudar na decisão de mudar de cargo ou área, além de 22% gostariam de ter contato com profissionais com um cargo semelhante para saber a realidade da atividade pretendida.

A dica para quem está passando por essa fase é se relacionar com profissionais hábeis que possam ampliar sua visão e seu networking. Ter um mentor como guia para ajudar na hora de replanejar a carreira é algo que pode aumentar as chances de sucesso, além de ser um elemento principal quando for buscar uma inspiração.

Com as relações profissionais cada vez mais voláteis, é comum encontrar profissionais que atuam em duas áreas ou até mais, e vale lembrar que existem períodos na vida que estamos mais propensos a passar por dúvidas. A especialista Rebeca Toyama, alerta sobre os ciclos mais comuns e o que cada fase da vida vem trazer.

“Para entendermos como funciona cada fase, podemos usar como base a antroposofia. Aos 28 anos, vem o desconforto junto ao questionamento sobre o seu papel no mundo; aos 35 anos, podemos observar a cobrança sobre a vocação profissional; em seguida, aos 42 anos, podem surgir dúvidas sobre qual legado você está deixando. ”, explica a especialista.

A mudança de carreira está se tornando um movimento cada vez mais natural, pois os profissionais estão buscando novos desafios, maior estabilidade, conforto financeiro e mais satisfação. Podemos ver dentro do cenário da maternidade a busca por ter um negócio próprio a fim de conseguir manter contato direto com seu filho recém-nascido.

“Empreender costuma ser um bom caminho para as mães que optam por estar mais perto de seus filhos, mas independente da escolha: maturidade, equilíbrio, clareza da relevância de seus papéis e saber o limite de cada um deles, são características que precisarão ser desenvolvidas. Existem diversas possibilidades, mas todas demandarão organização e planejamento.”, ressalta, Rebeca Toyama.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar atualizados e a necessidade em se readaptar em outra área pode acontecer. Não existe uma fórmula certeira para se redescobrir, mas o melhor método a seguir é respeitar seus valores, além de ter consciência dos seus talentos.

“É necessário honrar suas experiências e valorizar seu conhecimento. O pior caminho é jogar tudo para cima e começar de novo, ignorando toda sua trajetória”, finaliza, Rebeca Toyama.

A expert preparou 5 dicas para organizar o seu planejamento de carreira de forma mais eficiente:

1- Procure identificar oportunidades nas quais seus conhecimentos e experiências sejam valorizados;

2- Considere que sua carreira passará por várias mudanças além da atual;

3- Não deixe que os modismos te afastem de seu propósito;

4- Humanize sua atuação profissional para não ser trocado por um robô;

5- Analise as possibilidades de forma consciente, na emoção nem sempre fazemos boas escolhas. Lembre-se que qualquer opção trará ônus e bônus.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é palestrante especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). 

Colunista do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 dicas para manter a conduta profissional em ambientes virtuais

agita2019

Você é workaholic – saiba os cuidados a serem tomados

agita2019

5 dicas essenciais pra conseguir atingir bons resultados como empreendedor de franquia

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: