Empregos Mercado de Trabalho

Mentiras no currículo podem fechar portas, adverte gestora do CIEE

Juliana Malaquias recomenda que jovens invistam em qualificação e evitem informações que não sejam verdadeiras

Com o objetivo de alcançar a tão sonhada vaga de estágio, alguns jovens acabam decidindo ‘turbinar’ o currículo da maneira menos apropriada: acrescentando experiências e competências que na verdade não possuem. De acordo com especialistas, os candidatos costumam mentir principalmente nas informações referentes à formação acadêmica e conhecimento de idiomas.

“Esse tipo de conduta pode ser facilmente identificado pelos recrutadores, fazendo com que o candidato seja eliminado do processo seletivo. No caso da língua estrangeira, por exemplo, muitas empresas estão adotando testes rápidos que comprovem o nível de conhecimento em determinada língua”, disse a supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do CIEE, Juliana Malaquias.

No caso de cursos de formação complementar, é recomendado que o candidato descreva no currículo a instituição de ensino onde estudou, além do tempo de duração do curso. Para quem está iniciando na carreira e acredita que a falta de experiência profissional pode ser um empecilho, o principal conselho é investir em qualificação.

“Há muitos cursos oferecidos de maneira gratuita, presenciais ou a distância, como os conteúdos do CIEE Saber Virtual, que podem representar um diferencial no currículo de quem está começando. O engajamento com causas sociais e ações voluntárias também são bem vistos pelos recrutadores”, completou Juliana.

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,InstagramTwitterYouTube e Linkedinwww.ciee.org.br

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE1 – É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.2 – Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.3 – É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.4 – É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.5 – É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.

Fonte: Tamer Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS

3 erros em marketing e vendas que podem levar uma empresa à falência

agita2019

Inscrições para Programa de Aceleração do Parque Tecnológico são prorrogadas

agita2019

Aplicativos facilitam a vida das mamães empreendedoras

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: