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Marketing Digital cresce em Sorocaba e região, mas empresas carecem de profissionais, mostra pesquisa

Estudo indica ainda necessidade de investimentos na área

O Marketing Digital é uma área que cresce a cada dia nas empresas, contudo faltam profissionais habilitados e investimentos. De acordo com a Pesquisa de Marketing Digital de Sorocaba e Região (Diginsights), realizada pela agência de estratégias digitais Kite, focada em marketing de resultados, apenas em 2017, o mercado de Marketing Digital cresceu 30% no Brasil e deve movimentar R$ 16 bilhões até 2020.

Aplicada no segundo semestre de 2017, a pesquisa entrevistou empresas de todos os tamanhos de Sorocaba e região, sendo 6% de micro e pequeno porte, 20% de médio e 14% de grande porte. Por meio de questionários online e com perguntas fechadas e objetivas, foram elencadas questões gerais, para aqueles que podem não conhecer ou não trabalhar com Marketing Digital em sua empresa; e específicas, para empresários que adotam essa estratégia.

Em relação ao tamanho das participantes, a maior parcela foi microempresa, correspondendo a 35% das empresas com até cinco funcionários. Já as áreas de atuação predominantes – representando 33% das consultadas – são agências de Marketing e Publicidade.

O levantamento aponta que a maioria das empresas conta com alguém que conheça sobre Marketing Digital, já que 74% disseram possuir um responsável por esta área e 26%, não.

As redes sociais são usadas por 93% das empresas como forma de comunicação. O Facebook lidera a preferência, representando 94%. Em seguida, vem o Instagram, com 82%; LinkedIm, 51%; Blog e Youtube, 44%; e outras, 6%. Para 81% dos entrevistados, o principal objetivo é melhorar a visibilidade da marca, enquanto para 80% é gerar leads, ou seja, interesse de um consumidor em um determinado produto. Já 60% disseram que não possuem verba específica para Marketing Digital.

Nas estratégias digitais, a postagem no Facebook corresponde a 89%, seguida de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads, com 60%, e e-mail marketing, que possui baixo custo e é usado por 57% das empresas, ocupando a 3ª posição. A maior parte das publicações é feita de uma a três vezes por semana, frequência que corresponde a 40%. No entanto 57% das publicações são feitas pelos donos das empresas, o que evidencia a falta de profissional específico para cuidar das estratégias digitais.

Um dos responsáveis pelo planejamento da pesquisa, o CEO Kite Estratégias Digitais, César Del Rio, explica que, com base nos dados do estudo, o mercado de Sorocaba e região tem uma grande necessidade de profissionalizar esta forma de comunicação, o que se torna uma grande oportunidade para agências e profissionais de Marketing Digital. “Em visão de mercado, tivemos um crescimento muito bom, com mais empresas procurando, mas ainda falta maturidade e conhecimento para saber como aplicar e recolher resultados de verdade”, ressalta.

Para empresas que tenham interesse em participar da pesquisa 2019, a ser realizada gratuitamente, basta acessar o site da Diginsights e preencher o formulário através do link https://diginsights.com.br/2019

Fonte: Desenvolve

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