Empreendedorismo Mercado de Trabalho

Leis de Incentivo Fiscal é tema de encontro no Bandeiras Centro Empresarial

nto contou com a presença de empresários, profissionais das áreas de Contabilidade, Economia, Administração e Direito, além de representantes do Terceiro Setor, órgão públicos e organizações de classe; palestrantes abordaram a importância do direcionamento de parte dos impostos devidos a projetos sociais em prol da comunidade.

Como o objetivo de estreitar o relacionamento entre os três setores da sociedade e incentivar o investimento em ações de responsabilidade social que gerem valor a todos, foi realizado na manhã da última quarta-feira (30/10), no auditório do Bandeiras Centro Empresarial, em Votorantim (SP), o evento “Leis de Incentivo Fiscal: Transforme Impostos em Benefícios Sociais”. Participaram, na ocasião, empresários, profissionais das áreas de Contabilidade, Economia, Administração e Direito, além de representantes do Terceiro Setor, órgão públicos e organizações de classe.

As Leis de Incentivo Fiscal permitem que, tanto a pessoa jurídica, como a física, que declaram Imposto de Renda e remuneram outros impostos, possam encaminhar parte desses valores a projetos de cunho social que beneficiam a coletividade. Desta forma, o recurso, ao invés de ir diretamente para os cofres do Governo em suas várias instâncias, é utilizado para custear programas sociais, culturais, esportivos ou de saúde previamente aprovados e selecionados, promovendo impactos positivos na sociedade, podendo, inclusive, beneficiar as comunidades locais.

A programação teve início com o piloto da Stock Car e diretor de marketing do Bandeiras Centro Empresarial, Átila Abreu, que apresentou as novíssimas instalações do empreendimento, que passa a oferecer um modelo inovador para a instalação de empresas dos mais variados segmentos, reunindo coworking, armazenamento, logística, facilities, dentre outros espaços multiuso. Em seguida, o Diretor de Desenvolvimento Econômico e do Procon de Votorantim, Milton Feitoza, abriu oficialmente o evento, agradecendo a presença de todos. “Nosso principal intuito é sensibilizar o setor empresarial para que abrace as causas sociais, visto que estamos enfrentando um cenário econômico ainda instável. É uma satisfação fazer parte desse encontro, que traz informações relevantes sobre recursos destinados as causas sociais”, afirmou.

O contador especialista em Controladoria e Gestão Financeira, Fernando Alteia, da Alteia Contabilidade e Gestão Empresarial, foi o primeiro palestrante do dia, explicando sobre “Leis de Incentivo Fiscal e o Balanço Social das Empresas”. “Esses dois aspectos caminham juntos, pois, além de contribuir com uma entidade assistencial, pode trazer notoriedade à empresa, por meio do relacionamento estabelecido com organizações que lutam pelas causas sociais”, frisou Alteia, detalhando que os contribuintes pessoas físicas podem destinar até 6% do IR (Imposto de Renda) para organizações sem fins lucrativos e as empresas com tributação pelo sistema de Lucro Real, até 1% do IR. O especialista ainda destacou que as empresas devem ficar atentas para contribuir somente com projetos devidamente autorizados e certificados pelos órgãos competentes, como o CMDA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), por exemplo.  

Logo após, o gerente-administrativo do Serviço de Obras Sociais (SOS) Sorocaba, Vanderlei da Silva, fez uma explanação completa sobre “Terceiro Setor e Marketing Positivo Empresarial”. “As instituições precisam oferecer à população um trabalho social sério e de qualidade. Por outro lado, as empresas devem entender que, além de auxiliar essas entidades, estão trabalhando positivamente o marketing social”.

E, como um exemplo de entidade assistencial de referência, falou ao público o presidente da ADV (Associação de Deficientes de Votorantim), Jefferson Martinez. Ele exibiu um vídeo das modernas instalações da nova sede da ADV, que foi 100% construída com doações de créditos da Nota Fiscal Paulista. “Precisamos nos unir para construir uma cultura de responsabilidade social dentro das organizações. As empresas precisam igualmente orientar seus colaboradores que declaram Imposto de Renda a direcionar os recursos para projetos sociais. É preciso, ainda, entender que destinar parte do imposto devido a um projeto local é ter a certeza para onde irá esse recurso e poder monitorar de que forma ele será utilizado”, enfatizou. Após a sua fala, Jefferson convidou o presidente da Comissão Municipal dos Contadores de Votorantim, Mário Nieri, para fazer uma breve apresentação. “Temos a missão de auxiliar os escritórios de Contabilidade da cidade em diversas questões do seu dia a dia. Eventos, como esse, fazem com que as empresas repensem a forma como estão investindo nas causas sociais, além de esclarecer as dúvidas sobre as leis de incentivo fiscal”.

Por sua vez, a diretora-administrativa da indústria Emphasis Confecções, de Votorantim, Gabriele Ghiselini Cavaliunas, apresentou a Associação Ser Consciente, criada e mantida pela empresa, como parte de seu programa de responsabilidade social de sucesso. “Atualmente, a Associação atende cerca de 180 crianças carentes, com aulas gratuitas de informática, vilão, teclado, pintura e artesanato. Acreditamos que, de uma forma ou de outra, todos devem contribuir para um mundo melhor. Somos uma pequena parte dessa mudança”, salientou em sua apresentação.

A secretária do CMDCA de Votorantim, Meire Elen Rodrigues, finalizou o encontro, expondo os projetos sociais da cidade que foram aprovados para captação de recursos por meio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) em 2019. “Os projetos aprovados pelo Conselho são extensões dos trabalhos

já realizados pelas organizações, podendo beneficiar ainda mais pessoas”, pontuou. As empresas interessadas em apoiar esses e outros projetos de entidades que estão cadastradas no CMDCA de Votorantim podem entrar em contato pelo e-mail: www.votorantim.sp.gov.br/cmdca ou pesquisar o canal do CMDCA de sua localidade.

Os presentes também puderam esclarecer dúvidas com os palestrantes e trocar cartões de visita para futuros contatos. Devido ao sucesso da iniciativa, os organizadores já planejam outros eventos para dar sequência ao tema.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3413-6325.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

BELAS ARTES APRESENTA TALK SOBRE MARCA PESSOAL DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS NO CAMPUS SOROCABA

agita2019

Entenda o que a mudança no Instagram pode significar para o negócio dos influenciadores digitais

agita2019

PTS define mais um palestrante para evento sobre a Indústria 4.0

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: