Empregos Mercado de Trabalho

Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados

Especialista da Luandre, um das maiores consultorias de RH do país, detalha o que foi atualizado com o novo decreto e o que muda para contratantes e contratados

A reforma trabalhista, feita pelo governo de Michel Temer em 2017, já havia alterado para 180 dias o prazo para o trabalho temporário, prorrogados por até mais 90 dias, mas ainda deixava alguns espaços para dúvidas entre o que pode ser considerado trabalho temporário e outras modalidades de contrato.

Uma das confusões mais comuns dizia respeito à administração de pessoal, uma vez que algumas empresas entendiam o temporário como terceirizado. Segundo Daniela Laurentino, Gerente Jurídica da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, especializada na contratação de efetivos e temporários para empresas de diversos segmentos, agora ficou mais claro que a gestão dos temporários é por conta da empresa contratante, especialista no seu segmento.

Na Luandre, por exemplo, consultoria com clientes dos mais diversos setores, como alimentos, bens de consumo, logística, saúde, a especialidade é o recrutamento e seleção para os mais diversos cargos das empresas dessas diversas categorias, que poderão realizar a gestão com toda sua expertise. “É diferente da contratação de uma empresa parceira que vai fornecer colaboradores treinados e administrados por ela, por um período determinado”, explica Daniela.   

A atualização, assinada no mês passado por Jair Bolsonaro também conceitua melhor o que o trabalho temporário, de acordo com a gerente jurídica da Luandre: “o contrato temporário atende a duas situações bem específicas: aumento de demanda ou substituição temporária de um funcionário”.

Ela acrescenta que o contrato temporário prevê vínculo empregatício e benefícios semelhantes ao contrato CLT, como férias, 13º salário e fundo de garantia, de acordo com o período trabalhado.

Contratações de temporários próximas ao Natal crescem

As festas de fim de ano e datas como a Black Friday são excelentes para movimentar a economia e estimular a contratação de temporários segundo a Luandre, que espera um crescimento total de 32% de oportunidades vagas temporárias, neste período, sendo novembro um ótimo momento para procurar vagas no varejo.

Barbara Alves, gerente de RH da consultoria, ressalta que “mesmo que a oportunidade seja temporária é importante que o candidato demonstre todo seu interesse, uma vez que há grandes chances de ser efetivado: historicamente a Luandre tem uma taxa de efetivação de 40%”.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 49 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2018, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 2 milhões de CV cadastrados. Há 18 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em oito edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a mais recente em 2019. O Diretor de RH, Fernando Medina também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017. Além disso, foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 11 unidades em quatro estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba) e Pernambuco (Recife). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Workshop de Negócios reúne potenciais fornecedores para a ABB

agita2019

A 1ª plataforma de business mentoring do Brasil.

agita2019

Inscrições para Programa de Aceleração do Parque Tecnológico são prorrogadas

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: