Empreendedorismo Mercado de Trabalho

Aprenda 5 gatilhos de inteligência emocional para a carreira

*Por Lilian Carmo, diretora da Febracis Campinas

Em tempos de saltos tecnológicos e relações virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. Inteligência emocional foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque tais habilidades não são técnicas, são comportamentais e é isso que as empresas buscam. Existem alguns gatilhos emocionais que precisam ser observados se você deseja crescer na carreira.

1. Conheça as suas emoções

Entenda qual emoção move suas ações, ou seja, qual energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar mais qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente, resultados mais assertivos na carreira e nos negócios.

2. Use as emoções a seu favor

Após entender quais fazem parte do seu dia a dia e quais te levam a agir, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma, você poderá canalizá-las para melhorar resultados.

Em um momento de ansiedade e stress no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em mindfulness, ferramenta que ensina a se conectar com o agora.

3. Busque se auto motivar

O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito de vida, em outras palavras, à sua razão de ser e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a diferença em qualquer atividade que realiza, passa a tornar a concorrência irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar “mover-se para a ação” diariamente. Neste caso, o melhor combustível é executar as tarefas com amor e atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade mesmo em tempos de crise.

4. Desenvolva a empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como este “outro” pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto chefes se preocupam apenas com tarefas, KPIs e metas, os líderes inspiram e engajam pessoas a alcançarem desafios maiores.

Esse último tipo, o líder, usa as emoções a seu favor, incentiva as pessoas a atingirem indicadores e metas audaciosas, felizes e motivadas a dar o melhor de si em prol de todos. Um colaborador engajado, quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz não apenas por ele mesmo, como também pelo time e pela empresa.

5. Conecte-se com outras pessoas

Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras pessoas, a fim de alcançar resultados e metas tanto profissionais quanto pessoais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e extrair o melhor de si mesmo e dos outros.

*Lilian Carmo é coach, palestrante e ministradora de diversos cursos nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento pessoal e profissional. É certificada como Master Trainer pela Florida Christian University (FCU), pós-graduada em Gestão de Pessoas, com extensão em Finanças pela FGV, cursa Mestrado em Neurociência pela FCU. Com mais de 18 anos de experiência, atuou como executiva e em empresas como Johnson & Johnson, Astrazeneca, Sanofi Aventis, Banco Itaú e Banco do Brasil. Atualmente é proprietária e diretora executiva da Febracis Campinas.

Fonte: Somos Bussola

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Coaching em grupo é uma modalidade voltada a um grupo de interesse em comum. Nesse processo será trabalhado os pontos fortes, pontos de melhoria, crenças, habilidades e talentos de cada um, desenvolvendo competências e capacidades para alcançar o seu objetivo.
O processo envolve a interação de um grupo em que seus componentes tenham um objetivo profissional, organizacional ou pessoal em comum. Todas as atividades serão monitoradas pelo profissional Coach. Dessa forma, a troca de experiências e conhecimentos entre os envolvidos nessa atividade grupal, propicia desenvolvimento humano e social entre os participantes do grupo. Estrutura do Coaching em grupo:
✅Avaliação individual;
✅Análise Comportamental;
✅Aprendizado em Grupo;
✅Dinâmicas/ferramentas em Grupo;
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