free web hit counter
Empreendedorismo Mercado de Trabalho

Aniversário de Sorocaba sob o olhar da indústria

Por Erly Domingues de Syllos

Ao avaliar o desenvolvimento industrial de Sorocaba na comemoração de seus 365 anos, é latente o crescimento e a diversificação da cidade e dos municípios que hoje compõe a Região Metropolitana de Sorocaba.

Apesar do longo período de crise, o maior da história deste país, e da forte desindustrialização que o setor vem sofrendo nos últimos anos, a região de Sorocaba continua atraindo novos investimentos, tanto pela logística, quanto pela qualidade de vida e mão de obra qualificada que oferece.

Em 2017, nove empresas se instalaram na cidade e no ano passado outras 12 multinacionais escolheram a região, gerando mais de 3.500 empregos diretos e indiretos, e investimentos da ordem de R$ 1,6 bilhão.

O progresso deve continuar nos próximos anos, pois em 2019, pelo menos três multinacionais instaladas no município manifestaram o interesse em aumentar a produção.

Essa forte atração de empresas estrangeiras é muito importante, porque atrelado a elas tem toda uma cadeia produtiva de pequenos e médios fornecedores que também vão gerar empregos e desenvolver novas tecnologias.

Acreditamos que Sorocaba é uma das cidades mais bem preparadas para receber novas indústrias. Inclusive, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba, está desenvolvendo uma nova lei de incentivo de atração de novos investimentos, que deve ser enviada para a Câmara Municipal nos próximos meses. Isso trará um diferencial perante outras regiões industrializadas do Estado de São Paulo e do Brasil.

Em nossa cidade, temos muitas faculdades, universidades, cursos técnicos e o SENAI (Serviço Nacional da Indústria) preparando profissionais, principalmente para essa nova revolução industrial, que é a Indústria 4.0.

Outro diferencial que permite o crescimento da indústria regional é a diversidade de setores. Temos aqui empresas de vários segmentos, tais como: metal-mecânica, automotivo, plástico, energias renováveis, automação, entre outros.

Apesar da força de economia local, o setor da indústria de transformação tem hoje uma das mais altas cargas tributárias do mundo e barreiras que impactam na produtividade, o que prejudica a competitividade da indústria nacional.

Por essa razão, as reformas estruturais como a da Previdência e Tributária precisam evoluir rapidamente para que possamos entrar em uma nova agenda, que irá preparar o mercado para novas oportunidades e alavancar o crescimento do País a partir do ano de 2020.

A Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que há quase 70 anos trabalha para o fortalecimento da indústria de Sorocaba e região, deseja continuar fazendo parte do crescimento desta importante cidade, que completa 365 anos de desenvolvimento. Parabéns Sorocaba!

Erly Domingues de Syllos étecnólogo, Presidente da empresa Tecnofix, Diretor Titular do Ciesp Sorocaba, Diretor do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia do Ciesp-SP,  Diretor do Departamento de Ação Regional (DEPAR) da Fiesp, Conselheiro da INOVA (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba), Presidente do CMDES (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social) de Sorocaba e Conselheiro do CMDI (Conselho Municipal de Desenvolvimento de Itapetininga).

Fonte: Vergili

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cras oferece capacitação para jovens ingressarem o mercado de trabalho

agita2019

Desemprego – dicas para conseguir se recolocar

agita2019

Você sabe o que é empreendedorismo sustentável?

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: