Empreendedorismo Mercado de Trabalho

Alunos de TI da faculdade ESAMC Sorocaba participam da 2ª edição do Programa “Coworking das Universidades” de Sorocaba no Parque Tecnológico (PTS)

·         Estudantes foram desafiados a criar aplicativos que serão utilizados pelas secretarias municipais de Sorocaba em benefício aos munícipes.

Os alunos da graduação de TI (Tecnologia da Informação) da faculdade ESAMC Sorocaba, Glaucia Aparecida Lima da Silva, Jefferson Kawan da Silva Freitas Bastos, Julia Harumi Sasaqui, Luiz Eduardo Silva e Victor da Silva Cano estão entre os 100 estudantes selecionados pelos representantes do Parque Tecnológico (PTS) para participar da 2ª edição do programa gratuito “Coworking das Universidades”, com duração de aproximadamente quatro meses.

O programa do PTS tem o propósito de desenvolver aplicativos que tragam benefícios aos munícipes, com o objetivo de digitalizar serviços prestados pela prefeitura em diversas áreas e o lançamento oficial do projeto foi realizado na última quarta-feira (17/4), no PTS, que contou com a presença especial do apresentador da Rede Globo, Zeca Camargo. O convidado participou de um bate-papo sobre a suas experiências e coberturas jornalísticas pelo mundo.

Além disso, na ocasião, o diretor-executivo do PTS, Flávio Guerhardt, revelou aos convidados os principais desafios para o desenvolvimento do aplicativo, sendo eles: Acompanhamento diário de alunos de creches municipais; Cadastro de Pesquisadores – linhas de trabalho e demanda de empresas; Gestão de Estoque: Movimentação com RFID (Identificação por Rádio Frequência); Cadastro de cestas básicas para organizações sociais e Aplicativo para UNITEN (Universidade do Trabalhador).

De acordo com Flávio, os participantes serão divididos em cinco grupos com 20 integrantes cada, e, uma vez por semana receberão, gratuitamente, treinamentos que englobam liderança, oratória, marketing digital, comunicação e expressão escrita, trabalho em equipe, gestão de projetos e foco no projeto de carreira profissional. “Os trainings são especialistas em suas áreas de atuação. Os aplicativos apresentados na primeira edição foram muito bem produzidos, acredito que neste ano nos surpreenderemos ainda mais”, destaca.

Valdinei Castelan, coordenador dos cursos de TI  da ESAMC Sorocaba e responsável pelo Núcleo ESAMC de Inovação e Tecnologia da Informação, destaca que o projeto desenvolvido pelo PTS é uma possibilidade muito interessante para os estudantes em dois aspectos: primeiramente, pelo conjunto oferecido de treinamento, palestras e coaching, que auxiliará no desenvolvimento dos jovens, além da troca de experiências com alunos de outras instituições e, em segundo lugar, por serem desafiados a realizar uma aplicação, sentindo na pele a experiência do dia a dia. “Na ESAMC Sorocaba, os alunos já vivenciam essa prática por meio do Núcleo de Tecnologia, em que os projetos de PGE (Projeto de Graduação ESAMC) são totalmente práticos e eles precisam desenvolver e entregar uma solução em TI para a comunidade. No programa de Coworking do PTS, isso será potencializado e, com certeza, igualmente será uma experiência bem interessante para os graduandos na área, pois permitirá, além do desenvolvimento prático, que eles já saiam da faculdade preparados para lidar com a solução de problemas, conflitos, clientes e demandas”, ressalta.

Os aplicativos serão avaliados e validados pela Secretaria de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba (Seplan).  Mais informações sobre o curso de TI da ESAMC Sorocaba podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3332-9901. A faculdade está localizada na Rua da Penha, 1.181, Centro.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Você é workaholic – saiba os cuidados a serem tomados

agita2019

Ciesp Sorocaba realiza diplomação de empresas associadas no primeiro semestre de 2019

agita2019

Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos é tema de curso no Ciesp Sorocaba

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: