Estilo de Vida Meu Pet

Região de Aparecidinha terá 250 cães e gatos castrados em mutirão

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) levará o Mutirão de Castração de cães e gatos à região de Aparecidinha nesta sexta-feira (6). A ação municipal beneficiará 250 animais de 17 bairros com a cirurgia, que será realizada numa unidade móvel estacionado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Todas as vagas foram preenchidas.

Organizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, a iniciativa tem como objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos também recebem uma identificação por microchip, que permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

O mutirão vai abranger os seguintes bairros: Aparecidinha, Jardim Josane, Villa Amato, Jardim Monteiro, Topázio, Jardim das Flores, Residencial Nikkey, Mato Dentro, Monte Verde, Bom Jardim, Serrinha, Cristal, Recanto dos Aromas, Villa Alegro, Village Amato, Residencial Milano e Iporanga II.
Cuidados para a cirurgia

Para o procedimento, os tutores devem tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

O Cras de Aparecidinha fica na rua do Terço, 100. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Confira 3 dicas para incentivar a criança a gostar de matemática

agita2019

Bruxismo: hábito de ranger os dentes à noite pode ser tratado com aplicação de toxina botulínica

agita2019

Bruxismo: hábito de ranger os dentes à noite pode ser tratado com aplicação de toxina botulínica

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: