Corpo e Saúde Estilo de Vida

Queda na temperatura favorece surgimento das doenças de inverno

    Nesta época do ano é quando as doenças respiratórias mais se manifestam; aglomeração de pessoas favorece o surgimento.

Bastam os termômetros baixarem para que os sintomas apareçam: tosse, espirros, dores de cabeça, mal-estar, etc. São sinais ligados às doenças respiratórias, bastante comuns no outono e no inverno. Como em nosso país as estações do ano não são bem definidas, já a partir de abril, esses problemas costumam se manifestar na forma de gripes, resfriados, sinusites, rinites, amigdalites, pneumonias e crises de asma.

A explicação para isso está ligada às alterações climáticas e à queda da resposta imunológica do corpo. “Com a chegada do frio, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e em locais fechados, onde há maior circulação de vírus e bactérias. Além disso, o ar fica mais seco, principalmente, em locais com pouca arborização, o que faz com que esses microrganismos e a poluição estejam mais presentes no ar”, explica Dra. Marina Jabur, médica infectologista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES).

Antes de tudo, é preciso saber a diferença entre algumas doenças e como elas agem no nosso organismo. Os resfriados, por exemplo, são causados por vírus e costumam apresentar sintomas leves, como coriza, tosse e febre baixa. Duram, em média, de três a cinco dias e só necessitam de remédios sintomáticos, como analgésicos e antitérmicos. Já, as gripes são causadas pelo vírus Influenza e têm sintomas parecidos com os do resfriado, mas com maior intensidade e grau de complicação, podendo evoluir para pneumonias. A doença pode até matar pessoas com o sistema imunológico fragilizado, como gestantes, idosos, crianças pequenas ou imunodeprimidos. 

Por sua vez, as pneumonias são processos infecciosos nos pulmões que causam febre, tosse, falta de ar e precisam ser tratadas com antibióticos.  As baixas temperaturas não podem evitar as pneumonias, mas manter-se aquecido, bem como a vacinação na infância, auxilia na prevenção.

Em relação às alergias, são muitas as formas de manifestação, sendo a rinite e asma as mais frequentes. As alergias possuem grau variável de intensidade e precisam de tratamento específico.

Prevenção

É comum, durante o frio, as pessoas fecharem janelas e portas, a fim de deixarem o ambiente mais aquecido. De acordo com a médica infectologista do HES, esse comportamento favorece a concentração de bactérias e vírus. Por isso, o ideal é manter o ambiente iluminado e aberto, destacando o efeito bactericida do sol. “Deixar a casa arejada e manter uma rotina de higiene das superfícies são importantes hábitos para evitar as doenças respiratórias. Além disso, também é recomendado intensificar a higienização das mãos, com água, sabão ou álcool em gel”, a higienização das mãos é a medida de maior impacto para a prevenção das doenças infectocontagiosas, orienta a especialista.

Vale lembrar que, ao tossir ou espirrar, o doente lança no ar milhares de vírus e bactérias, como se fosse um spray. Por higiene e preocupação com o outro, é necessário cobrir o rosto para minimizar esse processo, explica Dra. Marina. “Como as mãos também são um veículo transmissor, o ideal é utilizar o antebraço. Um cuidado simples, que faz uma enorme diferença”, pontua a infectologista do HES.

No caso da gripe, o Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, a vacina nos postos de saúde para as pessoas consideradas de maior risco, como idosos, crianças abaixo dos dois anos de idade, gestantes e portadores de doenças crônicas. A vacina também está disponibilizada em clínicas particulares e pode ser tomada por qualquer um, desde que não haja contraindicação. “O vírus da Influenza muda todo ano, por isto é importante vacinar-se sempre. A vacinação é o meio mais eficiente de combater a doença e quanto mais pessoas tomarem a vacina, menor a quantidade de vírus no ar. É preciso ter essa consciência”, esclarece Dra. Marina.

O Hospital Evangélico de Sorocaba fica localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, 136, Vila Jardini, em Sorocaba/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Kendall Jenner x Sleek | adidas Originals

agita2019

Vault by Vans anuncia uma coleção especial em homenagem à Frida Kahlo

agita2019

Corredores devem ficar atentos às lesões no quadril

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: