free web hit counter
Corpo e Saúde Estilo de Vida

Pauta Câncer X maconha médicos alertam para riscos desta combinação

Estudos mostram aumento de incidência de câncer de testículo entre os homens que consomem a droga.

De acordo com um relatório divulgado pelo escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 3,8% da população mundial entre 15 e 64 anos consome drogas produzidas a partir da planta da maconha, a cannabis. São 158,8 milhões de pessoas no mundo e 6,7 milhões destes usuários estão na América Latina.

Há tempos vem se discutindo o uso de princípios ativos da cannabis para fins medicinais, controle de quadros de dor e doenças de origem nervosa. Mas, por outro lado, cientistas também discutem a relação do uso da droga com alguns tipos de câncer, como os de boca e pulmão. “No caso do câncer de pulmão, a droga produz alterações no tecido do órgão que predispõem ao surgimento de tumores malignos”, alerta a médica oncologista clínica do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), Dra. Luciana Buttros.

Contudo, a surpresa ainda é a relação do uso da maconha com outros tipos de câncer. No estudo divulgado pela Revista BMC Câncer, da Inglaterra, pesquisadores notaram que homens que fumavam maconha tinham uma incidência 150% maior de câncer de testículo em relação aos que não consumiam. Já, outro estudo feito nos Estados Unidos revelou que homens que fumam maconha têm duas vezes mais chances de serem diagnosticados com a doença. Para a pesquisa, foram entrevistados 369 pacientes com câncer de testículo que admitiram o uso frequente da droga.

Segundo pesquisadores, apesar de não serem conclusivas, devido ao baixo número de homens entrevistados, as análises devem ser consideradas, visto que o consumo da droga tem sido difundido, principalmente, entre os jovens, período em que os testículos humanos seriam mais sensíveis às substâncias externas.  Os estudos em torno do uso da maconha não estão à prova de discussões, mas cientistas continuam a defender a necessidade de políticas de conscientização quanto aos malefícios do uso das drogas. “A maconha tem substâncias químicas que podem provocar uma série de alterações no organismo, dentre elas a dependência física e psicológica. Isso também não deve ser ignorado. O fato é que ainda se sabe pouco sobre o uso frequente da maconha e suas consequências para a saúde em longo prazo, mas os estudos trazem evidências que o câncer de testículos possa ser uma delas”, esclarece a médica do IOS.   

Veja, abaixo, os prejuízos provocados pela maconha no organismo:

·         Afeta a atividade locomotora

·         Pode provocar alterações de humor e crises de ansiedade

·         Prejudica a memória de curto prazo

·         Dependência 

·         Pode causar câncer de testículo

Mais informações podem ser obtidas no site: www.oncologiasorocaba.com.br ou pelo telefone: (15) 3334-3434.  O Instituto de Oncologia de Sorocaba está localizado na Rua Cônego Januário Barbosa, 238, no Jardim Vergueiro.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Júlia Pereira mostra sapato que vai usar no casamento e revela a cor da roupa dos convidados

agita2019

São Paulo Fashion Week N48

agita2019

Colcci lança nova linha de Primavera 2020 assinada por Marina Ruy Barbosa

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: