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Comportamento Estilo de Vida

O que podemos fazer para viver mais?

*Por Prof. Dr. Marco Aurelio Janaudis

Ter uma vida longa e com saúde é o desejo e objetivo de muitas pessoas. O envelhecimento é algo inevitável, mas a maneira como chegaremos e passaremos por ele, depende exclusivamente de cada um e das escolhas feitas ao longo da vida. Por isso, assim como qualquer objetivo, é preciso um certo planejamento para que seja conquistado. Já se perguntou se seus hábitos condizem com essa meta? Ao longo deste artigo vamos falar os principais pontos para alcançarmos a longevidade.

Alimente-se de forma saudável

Quando pensamos em alimentação saudável, logo vem à mente um prato de salada, muitas frutas e legumes. Mas seria só isso? A verdadeira alimentação saudável encontra-se no equilíbrio e no modo de preparo dos alimentos. As refeições devem conter, sempre, carboidratos, proteínas, lipídios e vegetais, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. Jamais devemos cortar algum grupo de alimento, aliás, se pudermos incluir novos itens como castanhas, alimentos ricos em cálcio e magnésio, melhor ainda, pois protegem o coração e evitam a osteoporose.

 Pratique exercícios físicos

O importante é movimentar-se, até porque, muitas pessoas deixam de fazer exercícios por pensarem que apenas determinadas práticas são eficazes. Uma caminhada de 30 minutos por dia, já é capaz de ativar a circulação e trazer bem-estar ao praticante. Comece aos poucos e aumente gradativamente a intensidade e o ritmo dos exercícios.

Cuide da sua saúde de forma preventiva

Com que frequência você vai a um consultório médico e realiza os exames de rotina? Se o intervalo das consultas for maior que doze meses é preciso rever esse ponto. O cuidado preventivo da saúde requer visitas anuais ao médico, pois com isso é possível diagnosticar uma possível doença ainda em seu estágio inicial. Isso garante que o processo de tratamento seja mais rápido, simples e menos desgastante. Sabemos também que um problema de saúde pode levar a outro e, se resolvido precocemente, pode evitar futuras complicações.

Evite o consumo excessivo de álcool e pare de fumar

O consumo excessivo de álcool e tabaco podem desencadear doenças sérias e, muitas vezes, fatais. Consumir álcool com moderação e abandonar o cigarro, podem garantir até dez anos a mais de vida, quando aliado a outros hábitos saudáveis também.

Beba água

O que para algumas pessoas pode parecer muito, na verdade, é o que o corpo necessita para funcionar corretamente. A água, além de hidratar todos os tecidos e dar uma boa aparência à pele, é responsável pela limpeza e eliminação das toxinas do organismo. Portanto, para quem está na melhor idade, o ideal é ingerir pelo menos um litro de água todos os dias.

Evite o estresse

Se tem uma coisa que as pessoas evitam passar após certa idade, é o estresse. Seja por saber que tudo se resolverá a seu tempo, que algumas coisas não dependem de nós para acontecer, que cada um tem seu ritmo, na terceira idade as pessoas passam a se preocupar com o que realmente importa. Então, por que não adotar essa prática agora? Se a rotina apresenta situações difíceis, se as preocupações e responsabilidades são muitas, é preciso reservar um tempo para si, organizar os pensamentos e recobrar a saúde mental.

Durma o suficiente

O sono é fundamental para que o corpo equilibre suas principais funções. O ideal é que tenhamos, em média, oito horas de sono por dia. Essas horas podem diminuir com o passar do tempo e o avanço da idade. Sinta que seu corpo esteja descansado e, então, certamente as horas de sono foram atingidas.

Faça o que gosta

Se existe algo na vida que nos deixa mais feliz é fazer o que gostamos. Faça uma lista de atividades preferidas e, se forem muitas e não conseguir conciliar com as obrigações, faça um pouco por dia e garanta momentos felizes diariamente. Ver um amigo, sair para jantar, conversar com uma pessoa querida, caminhar no parque, enfim, existe um mundo de possibilidades que podemos apreciar.

*Por Prof. Dr. Marco Aurelio Janaudis é Clínico Geral do Trasmontano Saúde, Secretário Geral da SOBRAMFA – Educação Médica e Humanismo e Prof. Adjunto na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Sobre o Trasmontano Saúde – Com mais de 87 anos de atuação no setor da saúde, o grupo é formado pela operadora com cerca de 100 mil vidas, o Hospital IGESP, que hoje é referência em medicina de alta complexidade em São Paulo e pela faculdade FASIG, uma instituição que tem em sua essência a responsabilidade com a qualidade da saúde no país por meio da formação qualificada dos novos profissionais que irão integrar a saúde brasileira. Para ais informações acesse: https://www.trasmontano.com.br/.

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