Estilo de Vida Meu Pet

Mutirão de Castração de animais na região da Vila Hortência receberá inscrição a partir de quarta-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), receberá a partir de quarta-feira (27) a inscrição de moradores da região da Vila Hortência para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. As inscrições gratuitas serão realizadas até sexta-feira (29), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis.

O objetivo da iniciativa municipal é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela ação, enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Na última etapa do mutirão, realizado na região da Vila Haro, tutores de 101 animais não compareceram. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

Os bairros contemplados nesta etapa do mutirão serão: Vila Hortência, Além Ponte, Vila Assis, Vila Cristal, Vila Isabel, Vila Matielo, Vila Piedade, Vila Pinheiros, Jardim Gutierres, Jardim Rosária Alcoléa, Residencial Villagio Sola e Jardim Prestes de Barros. As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro também no Parque dos Espanhóis.

Os moradores interessados em castrar seus animais de estimação devem levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome, no ato da inscrição. As vagas são limitadas. O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Salles, s/nº, na Vila Assis.

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba. Mais informações sobre a castração podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Vans Skate se une novamente com Lizzie Armanto em coleção colaborativa

agita2019

10 anos de League of Legends e novidades Riot Games

agita2019

Sabrina Sato, Debora Bloch, Fabiana Karla e Roberta Rodrigues estrelam campanha da Arezzo

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: