Corpo e Saúde Estilo de Vida

Instituto de Oncologia de Sorocaba atende em novo e mais amplo espaço

Clínica de tratamentos oncológicos, que é referência em toda a região, está funcionando no Centro de Medicina e Saúde, no Jardim Vergueiro, oferecendo ainda mais conforto e aconchego aos pacientes.

Um espelho d’água, paredes no tom de verde suave com mensagens positivas escritas e sofás com tecido de toque macio. O ambiente remete a uma sala de estar, onde as pessoas se sentem acolhidas e confortáveis.

É justamente essa a proposta da nova clínica do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), localizada no Centro de Medicina Saúde, no Jardim Vergueiro, que foi cuidadosamente planejada para oferecer o mesmo atendimento eficiente e de qualidade dos últimos 24 anos, mas, agora, com ainda mais conforto e aconchego aos pacientes. Trata-se de um amplo e moderno espaço, de 1.200 m² de área construída, com projeto arquitetônico assinado por Sérgio Gonzalez, em que são oferecidos os mais avançados tratamentos em oncologia, sempre de acordo com a filosofia humanizada e respeitosa ao paciente, que fez do IOS uma referência na área em toda a região.  “O projeto da nova clínica uniu a necessidade de atender todas as exigências e normas técnicas para o funcionamento do espaço médico ao desejo de tornar o ambiente o mais funcional e agradável possível, onde o paciente seja muito bem atendido e se sinta bem”, explica Gonzales.

Estudos indicam que o ambiente pode, sim, influenciar positivamente no tratamento dos pacientes e que, quanto mais acolhedores e funcionais forem, melhor para o processo de recuperação. Segundo pesquisa do Centro de Design da Saúde, instituição americana voltada ao estudo do assunto, entre os pilares para essa nova arquitetura que visa ao bem-estar estão ambientes iluminados, coloridos em nuances tranquilas, que tenham algum elemento da natureza e sejam funcionais, com sinalização adequada, por exemplo. E o novo IOS foi planejado exatamente a partir desses conceitos. “As cores usadas nas paredes e nos pisos são suaves e, em alguns detalhes, predominam os tons de verde, azul e madeira. Tudo isso proporciona relaxamento”, detalha o arquiteto.  

O ambiente reflete a missão, a visão e os valores do IOS, que surgiu em 1995, com o objetivo de unir ciência, tecnologia e qualidade de vida. O local foi pioneiro em toda a região e um dos primeiros no Brasil a voltar-se para os cuidados paliativos, de forma a minimizar o sofrimento durante o tratamento do câncer. “Nós sempre nos preocupamos em cuidar das pessoas de forma única e individualizada, mostrando o quanto cada um é importante. E esse cuidado se estende à nossa clínica. Queremos que o IOS seja uma extensão da casa do paciente”, comenta Dr. Gilson Delgado, médico oncologista e diretor técnico e  científico do Instituto de Oncologia de Sorocaba. 

Estrutura completa

O espaço, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, n° 950, Térreo, reúne, em um só lugar, as duas antigas unidades do IOS (consultas, quimioterapia ambulatorial, farmácia e administrativo) e oferece os mesmos tratamentos que fizeram a história do Instituto. O Administrativo e a Enfermagem continuam atendendo na Rua Nicolau Pereira Campos Vergueiro, n° 75, mudando também para o novo endereço no início de agosto.

No andar térreo da nova clínica, estão os consultórios médicos e de tratamento integrativo, como nutricionista, psico-oncologia, especialista no combate à dor e outros. Já, o primeiro pavimento é destinado aos tratamentos ambulatoriais, de quimioterapia e imunoterapia. Este espaço conta com oito postos de aplicação e três apartamentos com camas. O novo IOS também segue padrões internacionais de mobilidade e segurança, com banheiros adaptados para deficientes, sistemas de acessibilidade e sinalização intuitiva. “Uma estrutura pensada para oferecer o melhor aos pacientes e seus acompanhantes”, completa Dr. Gilson.  

Mais informações sobre o novo IOS podem ser obtidas no site: www.oncologiasorocaba.com.br

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Verão na Itália? Saiba quais são os destinos imperdíveis

agita2019

Estudos comprovam: alimentação ajuda na prevenção do câncer

agita2019

ATENÇÃO: ruído em sala de aula coloca em risco audição de professores da Educação Infantil

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: