Estilo de Vida Meu Pet

Inova Hospital Veterinário fecha parceria com Instituto Magnus

O Hospital dará apoio clínico e cirúrgico aos cães-guias do Instituto
O Programa cães-guias do Instituto Magnus, que forma cães-guias e os disponibiliza para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, passou a contar com um hospital veterinário de apoio. A Inova Hospital Veterinário, de Sorocaba, passou a prestar atendimento emergencial aos cães que estão em socialização e em treinamento no instituto. A parceria foi firmada no final do mês de abril.
O Instituto Magnus é uma entidade sem fins lucrativos especializada no treinamento de cães-guias. Localizado em Salto de Pirapora, foi fundado em 2016, e o programa promove a criação, socialização e treinamento dos animais. Todas essas etapas podem durar cerca de 18 meses, até os cães ficarem aptos a guiar uma pessoa com deficiência visual.
Para o diretor do Instituto Magnus, Thiago Guimarães Pereira, a parceria com o hospital veterinário Inova é importante, pois garante o bem-estar e a saúde dos animais em socialização e que estão em treinamento, gerando economia nos custos com os animais. “Esse apoio é fundamental para garantirmos o bom atendimento dos cães-guias, já que os números dos cães em nossa maternidade e em socialização não param de crescer”, ressalta.
Segundo Cristiane Estanislau, cirurgiã oftalmologista e uma das diretoras do hospital Inova, a iniciativa surgiu a partir do reconhecimento sobre a necessidade de apoiar um projeto tão importante como o do Instituto Magnus. “Nosso Hospital possui hoje uma estrutura completa sendo referência no atendimento 24 horas e se destaca por ser um dos mais completos hospitais veterinários de Sorocaba e região. Por isso temos total capacidade e disponibilidade de atender os cães que ajudam de forma única as pessoas com deficiência visual”, explica.
Para o anestesiologista e sócio do hospital, Felipe Zanuzzo, a parceria com o Instituto Magnus mostra o alinhamento do hospital com a sociedade, que cada dia mais valoriza o bem-estar dos pets. “É muita satisfação poder garantir a contribuição do Hospital Inova com o Instituto Magnus, não apenas por ajudar os portadores da deficiência, mas também para valorizar os pets, personagens essenciais desta ação. Isso mostra que o amor vai muito além de um balançar de rabo e lambidas”, enaltece Felipe.
A formação de um cão-guia é longa, levando aproximadamente dois anos. Para que ao final desse período uma pessoa cega ou com baixa visão seja beneficiado, muita gente se engaja na missão e parte essencial desse ciclo são os voluntários.
Déficit de cães-guias
Segundo dados do último levantamento do IBGE, o Brasil conta com cerca de sete milhões de habitantes com algum tipo de deficiência visual. Desses, um milhão têm limitação intensa ou muito intensa e são impossibilitados de realizar atividades rotineiras. Entretanto, o Governo Federal estima que existam menos de duzentos cães-guias em território nacional.
Hospital Veterinário Inova
O hospital veterinário Inova oferece infraestrutura completa para que tratamento dos animais seja todo realizado em um só lugar. São 450 metros quadrados de área útil, com a previsão de aumento de mais 300 metros quadrados até outubro de 2019.
Ao todo, são oito consultórios de atendimento, uma equipe de 36 veterinários, duas salas de cirurgia, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de equipamentos para a realização de exames de imagem como Raio-X, Ultrassonografia e Ecodoplercardiograma e exames laboratoriais como de urina e sangue.
No ano passado, foi inaugurado ainda o Hemocentro Inova, um banco de sangue que conta com o serviço de teste de compatibilidade e oferece concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e sangue total refrigerado, que são essenciais para os tratamentos de urgência e emergência.
De acordo com os proprietários, em relação ao mesmo período do ano passado houve um crescimento de mais de 30% no faturamento do hospital, que segundo os veterinários, está associado a uma equipe altamente qualificada, bem como aos equipamentos e tecnologias de ponta para diagnóstico e uma gestão horizontal e profissional pelos sócios.
A Inova Hospital Veterinário fica na Avenida Nogueira Padilha, 1.170, Vila Hortência, em Sorocaba. O hospital é 24 horas e fica aberto todos os dias. Informações sobre consultas e exames podem ser obtidas pelo telefone (15) 3333-2300.

Fonte: Dalcin Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como férias podem ser parceladas? Tire essa e outras dúvidas sobre o tema

Agita ih

Roteiro de Sustos #10 – Ilhas Misteriosas no Brasil

Agita ih

Organização Mundial da Saúde elege os cuidados com a audição como prioridade para este século

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: