free web hit counter
Corpo e Saúde Estilo de Vida

Idosos não dever tomar só sopinha!

· Médico nutrólogo afirma que uma dieta saudável inclui o consumo de alimentos sólidos e quantidades generosas de proteínas, dificilmente encontrados em sopas; prática de atividade física regular também é fundamental para a manutenção da boa saúde na terceira idade.

A alimentação é uma das questões mais importantes na manutenção da saúde durante toda a vida, sobretudo, após os 60 anos de idade, que é quando diversos processos naturais de envelhecimento proporcionam mudanças no organismo.

Dr. Fábio Pizzini, médico nutrólogo da clínica Ápice Medicina Integrada, explica que uma das principais alterações ocorridas nessa fase é a sarcopenia. “É caracterizada pela diminuição da força e da massa muscular. É um processo que ocorre com todas as pessoas idosas, mas que pode ser amenizado, prevenido e, até mesmo, revertido, após a adoção de práticas regulares de exercícios físicos, principalmente a musculação, além de uma alimentação equilibrada”, afirma.

Também ocorrem, nessa etapa da vida, o aumento dos processos inflamatórios, que dificultam o ganho e a manutenção de massa magra, devido ao declínio de hormônios, como a testosterona, tanto no homem, quanto na mulher. Essa condição é chamada de resistência anabólica, isto é, dificuldade no ato de criar novos músculos.

Todas essas mudanças precisam ser observadas e contornadas pelos mais velhos, que devem se adaptar à nova condição de saúde. “Para manter a massa magra é importantíssimo consumir muita proteína, lembrando que a quantidade deve ser ajustada de acordo com o peso do indivíduo”, exemplifica o médico nutrólogo.

Essa necessidade de aumentar o consumo de proteínas vai à contramão de um hábito erroneamente comum entre muitos idosos: a ingestão de “sopinha”. “Primeiramente, esclareço que não há nada de errado com a sopa, no entanto, esse tipo de alimento dificilmente irá suprir as necessidades diárias de nutrientes de um idoso, em especial, no que diz respeito às proteínas. Costumo dizer aos pacientes e seus acompanhantes que a alimentação de pessoas idosas deve ser igual à de um adolescente ou adulto jovem. Alimentos sólidos e frescos são os mais indicados”, recomenda Dr. Fábio.

No entanto, nem sempre é possível seguir essa recomendação. “Idosos debilitados, com problemas motores e neurológicos, não conseguem mastigar normalmente. Nesses casos específicos, é necessário optar pela alimentação líquida e complementar as deficiências nutricionais por meio de suplementação”, completa.

O suplemento alimentar mais utilizado pelos idosos é o Whey Protein, que fornece doses elevadas de proteínas, a fim de suprir as necessidades alimentares. “O Whey Protein é um importante aliado na alimentação de idosos debilitados e também dos saudáveis, que praticam atividades físicas, lembrando que, em ambos os casos, o consumo só deve ser feito após a prescrição nutricional por um médico nutrólogo ou nutricionista”, enfatiza o especialista.

Portadores de doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão, reumatismos e demais problemas, precisam redobrar a atenção com relação à alimentação saudável. “É preciso adotar uma dieta balanceada e específica para a condição de saúde de cada um, ficando sempre atento aos cuidados com o excesso de sal, açúcar, carboidratos e gorduras, além de praticar atividades físicas monitoradas e adaptadas às necessidades e limitações de cada um, para que a vida siga um caminho cada vez mais saudável”, conclui Dr. Fábio Pizzini.

A clínica Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália da Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202 ou pelo site: www.apice.med.br

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

7 dicas para encontrar na internet passagens mais baratas ou em promoção

agita2019

São Paulo inaugura primeiro spa para bebês do Brasil

agita2019

Últimas vagas para a superviagem de jato privado pela África que acontece em outubro

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: