Corpo e Saúde Estilo de Vida

Hospital Evangélico de Sorocaba oferece atendimento especializado em Neurologia 24 horas

 Serviço de alta complexidade conta com equipe de retaguarda de neurocirurgiões e UTI totalmente equipada, além de Ambulatório para consultas pré-agendadas.

Todos os dias, pelo menos um paciente chega ao Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Diante desta demanda, o atendimento especializado em Neurologia foi implantado no hospital, com uma equipe de retaguarda de neurocirurgiões atendendo em plantões durante 24 horas por dia, além de Ambulatório para consultas pré-agendadas. 

Seis neurocirurgiões formam a equipe altamente capacitada, que conta com o apoio da triagem no Pronto Atendimento (PA) adulto e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) totalmente equipada com o que existe de mais avançado na área, 24 horas por dia. “É um atendimento de alta complexidade, por isto, necessitamos de todos os requisitos para salvar a vida e uma UTI, com o número suficiente de leitos e equipamentos modernos, é fundamental para tornar o trabalho resolutivo”, diz Egmond Alves Santos Silva, médico neurocirurgião da equipe.

Todos os setores do hospital trabalham em conjunto, porque cada minuto é fundamental para salvar uma vida. No caso de um AVC, por exemplo, que afeta 70% dos pacientes que dão entrada no Pronto Atendimento, existe um tempo máximo para que o socorro seja efetivo. “Um paciente que sofreu um AVC isquêmico tem até quatro horas e meia para que sejam feitos os procedimentos de emergência e ele possa se recuperar. Depois disso, a medicação não surte mais o efeito desejado, pois uma grande área do cérebro já foi prejudicada”, explica o especialista.

Já, na situação de um AVC hemorrágico, o procedimento é outro, geralmente, cirúrgico. Independentemente do caso, quando um paciente dá entrada no PA do HES, o atendimento é feito segundo um protocolo que inclui a identificação do tipo de AVC e o exame de tomografia. 

O AVC e os traumatismos cranianos e de coluna vertebral são considerados atendimentos de emergência, isto é, quando o risco de morte é iminente. Os recursos utilizados são a equipe de retaguarda, exames laboratoriais ou com a ajuda de equipamentos e, por último, se necessário, internação na UTI. Mas, fora dessas situações mais graves, ainda está disponível o serviço de Ambulatório, em que as consultas com os médicos especialistas em Neurologia podem ser previamente agendadas. “A UTI e o serviço de Neurologia costumam ser dois grandes gargalos em um hospital, pois são áreas que exigem um grande investimento. O osp Hospital Evangélico de Sorocaba contornou esta situação, triplicando o número de leitos da UTI e dispondo de uma equipe consistente no atendimento de Neurologia 24 horas por dia”, conclui Dr. Egmond.

Os agendamentos de consultas neurológicas podem ser realizados pelo telefone: (15) 2101-6600 ou WhatsApp: (15) 98132-0643. São aceitos diversos convênios médicos e atendimentos particulares. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br.

O Ambulatório do HES está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, nº 60, enquanto o Pronto Atendimento fica localizado no nº 136, da mesma rua, no bairro Vila Jardini, em Sorocaba/SP.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Essa é a melhor época do ano para conhecer…

agita2019

Sorriso é Coisa Séria

agita2019

Magnus promove ação de pet terapia em instituições de Sorocaba (SP)

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: