Estilo de Vida Turismo

Festa Junina: Conheça cinco destinos para aproveitar as festas típicas

Viajanet separou as cidades onde estão concentrados os melhores arraiás do país

Em junho, todas as regiões se ornamentam com suas tradições para celebrar os dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e de São Pedro (29).

As festas juninas, um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros, trazem a oportunidade de mergulhar na cultura popular, dançar quadrilha e forró, além de se esbaldar no quentão e nas comidas típicas.

A única dúvida é escolher para onde ir. Como são muitos arraiás espalhados pelo país afora, há uma lista quase infinita de possibilidades. Para facilitar, o ViajaNet, agência de viagens online, selecionou cinco cidades que reúnem as maiores e melhores festas juninas do Brasil. Já prepara o traje e corra para aproveita, sô!

1. Caruraru/PE

Caruaru abriga, desde o século XIX, uma das maiores festas regionais ao ar livre do planeta: trata-se de sua tradicional festa de São João, que acontece ao longo de todo o mês de junho e atrai milhares de interessados.

O evento ocorre principalmente em um enorme complexo, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Ali estão localizados a Fundação de Cultura de Caruaru, um pavilhão de exposições, dois museus e, como não poderia faltar, um palco para as atrações musicais, que não são poucas. Dentre as dezenas de músicos confirmados para 2019 estão nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Bell Marques e Fulô de Mandacaru.

Por sua tradição e grandiosidade, a festa junina de Caruaru é considerada por muitos o “Maior São João do Mundo”, título disputado acirradamente todos os anos com a paraibana Campina Grande, e merece ser conhecida por todos os que curtem arraiais.

2. Campina Grande/PB

A grande rival de Caruaru na disputa pelo título de “Maior São João do Mundo” é a paraibana Campina Grande. A cidade, a 133 km de João Pessoa, anualmente realiza festas de São João que também ocupam o calendário de todo o mês de junho.

Em 1983, o evento passou a ser concentrado no Parque do Povo. Desde então, a tradicionalíssima festa cresceu muito. A cada ano, conta com mais quadrilhas e as chamadas ilhas de forró, que são grandes espaços reservados para dançar o ritmo mais característico da região.

Aos finais de semana, o turista pode aproveitar para fazer um passeio no Expresso do Forró, um trem decorado de acordo com as festas juninas e tripulado com trios para animar os passageiros até a chegada ao distrito de Galante.

3. Mossoró/RN

Alheia à disputa entre Campina Grande e Caruaru, Mossoró não fica atrás quando se trata de festa junina. Localizada a 281 km de Natal, essa tem tanta tradição que o seu nome simplesmente muda para “Mossoró Cidade Junina” durante essa época do ano. E isso se justifica, já que é considerada a terceira maior do Brasil, chegando a reunir mais de um milhão de pessoas, ficando atrás apenas de Caruaru e Campina Grande.

O ponto de partida é conhecido como “Pingo da Mei Dia”, com desfiles de diversos blocos e quadrilhas por toda a cidade. A festança se concentra na Estação das Artes Elizeu Ventania, que é a antiga estação de trem da cidade. Com mais de 48 mil metros quadrados, em junho o local passa a se chamar “Estação do Forró”. Ali são instalados restaurantes, arenas, palcos, camarotes e barracas, garantindo que todos possam aproveitar.

4. Estância/SE

Mas nem só de forró se fazem as festas juninas. Apesar de também se transformar em um grande arraial, o maior atrativo dos festejos na cidade sergipana de Estância são os espetáculos pirotécnicos proporcionados pelas guerras de espadas, barcos de fogo e busca-pés.

Feitas de bambu repleto de pólvora, as espadas lançam enormes jatos de fogo quando acesas e são manuseadas pelos moradores locais, que oferecem um belo espetáculo de luz e fumaça a quem o assiste.

Os busca-pés são feitos com os mesmos materiais, mas são lançados ao chão e disparam pelas ruas com imensa velocidade. Já os barcos são recheados de fogos de artifício que, após acesos, disparam em alta velocidade em arames estendidos por distâncias maiores.

5. Petrolina/PE

Apesar de não ser tão famosa, a festa de São João de Petrolina está longe de ser monótona.
Também conhecida como São João do Vale, esse ano ela acontecerá entre os dias 14 e 23 de junho, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Para esses dez dias de atrações, a cidade espera receber nada menos do que 700 mil turistas.

O grande ponto de concentração das atrações é o Pátio de Eventos. Vários shows já estão programados, incluindo Ivete Sangalo, Bell Marques, Zezé di Camargo e Luciano e, principalmente, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, filho ilustríssimo da cidade. Também haverá o Concurso de Ruas Ornamentadas e a Missa do Vaqueiro. Para completar, o tradicional concurso de quadrilhas promovido pela prefeitura, que escolherá a melhor entre dezenas de grupos.

Sobre o ViajaNet:

O ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundado em 2009, o ViajaNet é uma empresa 100% brasileira e aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens online, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse:www.viajanet.com.br ou siga a gente nas redes sociais: Facebook ou Instagram

MATÉRIAS RELACIONADAS

Magic e seus Multiversos: da magia das cartas à literatura

agita2019

Monte Verde: destino para curtir o restinho da primavera e se refrescar no verão

agita2019

BOS possui um dos mais modernos equipamentos cirúrgicos do mundo

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: