Corpo e Saúde Estilo de Vida

Enfermagem do Hospital Evangélico prioriza o atendimento humanizado

Tecnologia otimiza rotina dos profissionais de enfermagem, mas a humanização permanece

·         No Hospital Evangélico de Sorocaba, são mais de 100 profissionais que priorizam o atendimento humanizado, considerando a individualidade de cada paciente.

Chegam de branco e com uma serenidade que, no meio da atribulação particular de quem está hospitalizado, muitas vezes, é um porto seguro de apoio e carinho. Cuidar, cuidar e cuidar é o lema dos profissionais de enfermagem, um exército formado por 1,7 milhão de pessoas no Brasil. E, também, o verbo propulsor de toda a carreira de Thaís Muniz, 40 anos. Ela, que sempre ouviu da mãe que gostava de cuidar do outro desde pequena, está há 14 anos na frente de atuação de hospitais pelo país. “Eu amo minha profissão. Em razão dela, já morei em nove cidades e, há cinco meses, estou em Sorocaba, para mais um desafio”.

O desafio de Thaís, desta vez, é ser a gestora de enfermagem do Hospital Evangélico de Sorocaba, onde atua orientando e comandando uma grande equipe. Porém, sem jamais perder a ternura, pois, mesmo há tantos anos lidando com as dores das doenças, ainda é a vida que mais a emociona e incentiva. “O momento que mais me emociona no dia a dia da minha carreira é ver pessoas que, muitas vezes, chegam até nós debilitadas ou, até mesmo, desacreditadas e, após um intenso trabalho em equipe, conseguem superar e deixar o hospital. É uma vitória para todos nós”.

Sim, porque, segundo ela própria, em um hospital ninguém faz nada sozinho. A equipe é multidisciplinar e cada membro tem um papel único e fundamental. “Nos dias de hoje, o trabalho de enfermagem é muito específico, por isto o estudo e a atualização precisam ser constantes”, enfatiza. 

Ao todo, são 173 profissionais atuando na área de enfermagem do Hospital Evangélico de Sorocaba, dentre enfermeiros padrão, técnicos e auxiliares. O serviço está presente em todas as etapas do atendimento ao paciente, desde a entrada, passando pela internação e possivelmente pelo centro cirúrgico até o retorno ao quarto, medicação e alta. “O cuidar é muito mais abrangente que estar ao lado do paciente. É o profissional de enfermagem que desenha todo esse processo que chamamos de sistematização de assistência de enfermagem. O cuidado ao paciente tem que ser individualizado, pois cada um tem uma necessidade específica”, diz.    

Entender essa demanda, conseguir atendê-la de forma humanizada e, ao mesmo tempo, de acordo com as novas tecnologias têm sido o grande desafio da profissão. “O enfermeiro da atualidade tem que estar aberto às mudanças, às interferências tecnológicas nos procedimentos e na maneira de se relacionar com o paciente, por isto precisa estar sempre se atualizando, sem esquecer que o mais importante não é a máquina, a tecnologia, mas o ser humano”, reflete Edilaine Góes da Silva, há 17 anos atuando no Centro Cirúrgico do Hospital Evangélico de Sorocaba, como coordenadora do Bloco Operatório.   

 Para Edilaine, o que há de mais bonito na profissão de enfermagem é o olhar para o outro, a empatia, o cuidado com o próximo. “Muitas vezes, somos os únicos com aquele paciente em um momento de fragilidade extrema. Somos nós que acolhemos, somos os olhos dele na sala de cirurgia, enquanto está anestesiado”.       

Muita coisa evoluiu e tem evoluído no trabalho dos profissionais de enfermagem, mas outras coisas não mudam. A humanização, que tem sido a linha condutora do trabalho realizado no Hospital Evangélico de Sorocaba, permanece acima de qualquer tipo de informatização. “É preciso entender que enfermagem é mais que habilidade, é um dom”, finaliza Edilaine.

O Hospital Evangélico de Sorocaba está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, 136, na Vila Jardini. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Queda na temperatura favorece surgimento das doenças de inverno

Agita ih

shoestock lança Forever Yes, primeira coleção de noivas da marca

agita2019

Bodytech do Iguatemi Esplanada realiza aula de Duathlon dia 15 de junho

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: