Comportamento Estilo de Vida

Em que pé está seu autocuidado?

Segundo o fisioterapeuta com foco em Saúde Integrativa, Sérgio Bastos Jr, só consegue cuidar bem do outro quem cuida primeiro muito bem de si. E, na nossa sociedade, vemos muito dos opostos: pessoas que estão preocupadas apenas consigo e pessoas que se entregam totalmente aos outros. A solução? Segundo ele, exercitar o autocuidado de forma saudável e buscar o equilíbrio.

Fonte: Biointengral Saúde 

“Nossa saúde está diretamente relacionada à forma como cuidamos de nós mesmos: corpo, mente e sentimentos. Todos precisam estar em dia e aí, dizemos que há a saúde integral”, explica Sérgio Bastos Jr, fisioterapeuta que realiza um trabalho de Saúde Integrativa, reunindo técnicas de tratamento corpo e mente para promover uma saúde mais completa. “Sabemos que muitas das nossas dores e doenças são ocasionadas por traumas não tratados, sentimentos não vividos e situações mal resolvidas. Então, para termos saúde, é preciso, sim, exercitar o autocuidado”, enfatiza.

Para orientar seus pacientes, Sérgio e a esposa e sócia Frésia Sá, que também trabalha na mesma linha, não mantém seu foco apenas nas queixas e nos sintomas que estão aparentes no momento: “fazemos uma análise da rotina, das relações, da sua forma de consumo, do quanto a pessoa é feliz com a vida que tem e com as oportunidades que consegue aproveitar. E se consegue, obviamente”, revela Frésia.

“Isso é Saúde Integrativa”, explica Sérgio, “avaliamos o corpo, a mente, as emoções: como está o conjunto que é você? Mais do que tratar uma dor pontual, indicamos uma rotina mais condizente com seus objetivos – precisamos do melhor alimento, do melhor exercício, do melhor sono, da melhor leitura, do equilíbrio entre todas as áreas da vida para sermos efetivamente saudáveis”.

Para Frésia, o autocuidado está totalmente inserido nessa realidade: “quanto do seu dia você reserva para cuidar de você? Para ir atrás dos seus sonhos? Para se tornar a pessoa que você sempre quis ser? Acredite, não é preciso virar a sua vida de pernas para o ar, perder o chão, mudar tudo do dia para a noite. Pequenos passos, pequenas atitudes de autocuidado no dia a dia são suficientes para que você vá criando coragem para realizar mudanças maiores. Desde olhar com carinho para um trauma vivido, reavaliar e ressignificar suas relações familiares, agradecer por quem você já é e começar a ler um livro. Tudo é autocuidado, porque você está se dando a oportunidade de ser melhor. E nos esquecemos disso no dia a dia”, podera.

Sérgio também lembra que é preciso equilíbrio: “vemos muitas pessoas que, opostamente, estão sempre autocentradas, que não enxergam a dor de quem está à sua volta. E somos seres sociais, precisamos uns dos outros para sermos felizes. Conviver é exercitar nosso emocional, é compartilhar nosso conhecimento, é usar nosso próprio crescimento para ajudar no crescimento do outro. Só assim evoluímos também no social”, complementa.

Claro que, se alguém não está bem, dificilmente conseguirá ajudar o outro. Pelo contrário: pode usá-lo para tentar diminuir suas dores, despejar suas emoções tóxicas, diminuir tentando sentir-se melhor. Nada disso vai funcionar. O resultado será sempre mais uma pessoa ferida, e suas dores continuarão ali, talvez até aumentem. “Por isso o autocuidado é tão importante”, reitera Frésia. Os fisioterapeutas concordam que, se somos melhores para nós, conseguimos ser melhores para os outros: “pessoas saudáveis promovem saúde no âmbito geral”, finalizam.

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde.

Mais informações:

Biointegral Saúde | www.biointegralsaude.com.br | contato@biointegralsaude.com.br

Fonte:

Planta e Cresce

MATÉRIAS RELACIONADAS

Estudos comprovam: alimentação ajuda na prevenção do câncer

agita2019

7 coisas que você só aprende viajando

Agita ih

‘Aerofest’ também foi atração para pets

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: