Corpo e Saúde Estilo de Vida

Dormência e formigamento nas mãos podem ser sinais da Síndrome do Túnel do Carpo

 Doença é a neuropatia compressiva mais comum em membros superiores, com maior incidência em mulheres.

Formigamento, dormência, dor na palma das mãos e, principalmente, entre os três primeiros dedos, que são o médio, o indicador e o polegar. Essas sensações costumam piorar à noite e ao segurar objetos, dirigir e atender ao telefone, por exemplo. Esses sintomas podem significar um problema muito comum e mais frequente em mulheres: a Síndrome do Túnel do Carpo (STC).

Dr. Yuri da Cunha Nakamichi, médico ortopedista especialista em mãos do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), explica o que causa o problema. “O nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos passam por um túnel ósseo localizado no pulso, chamado de Túnel do Carpo. A compressão e o estreitamento desse canal provocam a STC, causando, assim, os sintomas característicos”, esclarece o especialista.

A doença ocorre por diversos fatores, dentre eles o diabetes, disfunções metabólicas, artrite reumatoide, tumores, retenção de líquidos, obesidade, traumas, como quedas e fraturas e, também, em razão de Lesão do Esforço Repetitivo (LER), que é causada pelo desempenho de atividade repetitiva contínua, como tocar instrumentos musicais e digitar.

A síndrome se manifesta em ambos os sexos, mas é predominante em mulheres. “É uma doença que acomete, principalmente, mulheres no período perimenopausa, que é o que antecede à menopausa, por estar associado a alterações hormonais que fazem a mulher reter mais líquido e também a alguns outros fatores, como a hipertrofia muscular da mão, este especialmente nos homens”, explica o ortopedista do Centro Médico São José.

O diagnóstico é clínico, por meio da checagem do histórico do paciente e de exame físico, podendo ser feita uma eletroneuromiografia (ENMG), que avalia o grau de compressão do nervo. “Assim que temos a confirmação do grau de compressão do nervo, partimos para o tratamento, que varia de acordo com o nível dos sintomas apresentados e do resultado do exame, podendo incluir, desde o uso de medicamentos, fisioterapia e órteses até o tratamento cirúrgico, para os casos mais graves”, diz Dr. Yuri Nakamichi.

A prevenção à STC é alcançada ao se evitar movimentos repetitivos, manter os pulsos sempre em posição confortável, privilegiando a ergonomia e os exames de saúde sempre em dia. Caso seja observado algum desconforto na região, é recomendado procurar a ajuda médica de um ortopedista.

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook:www.facebook.com/centromedicosaojose.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Os desafios da maternidade no mercado de trabalho

Agita ih

AATAN arrecada ração em feira de adoção, no Pátio Cianê

agita2019

Novidade no inverno chileno

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: