Comportamento Estilo de Vida

Cuidar de plantas é uma boa opção para tratar a depressão

Paisagista explica os benefícios de ter plantas em casa

A depressão é uma doença que vem ganhando força e trazendo sérios disturbios emocionais, até famosos com a cantora Anitta, Paula Fernandes, o humorista Whinderson Nunes e o campeão olimpico Michael Phelps já admitiram ter ou já ter tido. Pesquisas revelam que cuidar das plantas é algo saudável, melhora o humor e ajuda a evitar a depressão.

As plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio, ajudam a desenvolver os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental. Para cuidar das plantas em casa a paisagista Rayra Lira, da Jlira Green Life, explica os benefícios e como cuida-las.

“Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia; prevenção de irritações nos olhos,  problemas respiratórios e  dores de cabeça; absorvição de gases tóxicos do ambiente e auxiliar no controle da umidade,” diz a paisagista.

Olhar com mais carinho para as plantas; Criar um jardim na sua casa; Deixar as flores escolherem você; Se você vivi em apartamento crie um mini jardim em sua varanda; Relaxar, Respirar o aroma das plantas a sua volta; Conectar com a natureza; Meditar; Plantar uma árvore, fazer uma horta; Observar melhor o mundo a sua volta; Criar um jardim, cuidar dele, isso ajudará no combate a depressão.

Para cultivar dentro de casa as plantas indicadas são: Antúrio, Lírio da Paz, Lavanda, Bromélia Gusmania e Begonia. Plantas para cuidar no sol são: Mini Margaridinha, Ixória, Cana do Brejo, Jasmim Manga, Heliconia Rostrata, Bougainville. Para quem desejar ter plantas na sombra, recomenda-se as Beijinho de Jardim, Lírio da Paz, Violeta, Flor de Maio, Orquídea Borboleta e Peperomia Carperata.

Para que as flores tenham vida longa dentro de casa, Rayra destaca, “o principal cuidado para durar as flores é quanto a água. A dica primordial é nunca molhar as flores porque apodrece com mais facilidade, sempre quando for molhar focar na terra e deixa escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada no prato. Porque se você deixar a água no prato a planta continua bebendo água constantemente”. É importante também regar na hora certa e os horários indicados são na parte da manhã entre 8h e 9h e na parte da tarde entre 17h e 18h.

“Observe sempre a sua plantinha, tire até fotos para ter uma noção do crescimento dela. Um bom indicador é observar as raízes saltando para fora da terra, outro indicador é observar se há rachaduras ou estofamento do vaso isso indica que ela precisa de espaço”, complementa Rayra Lira.

Fonte: Airam Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS

Hospital Evangélico de Sorocaba oferece atendimento especializado em Neurologia 24 horas

agita2019

Cinco cuidados com o cachorro no inverno

agita2019

Seconci Sorocaba adere ao Julho Amarelo, campanha de prevenção de hepatites virais

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: