free web hit counter
Estilo de Vida Meu Pet

Cuidados com os olhos do pet devem ser intensificados no frio

Clima seco e baixa umidade aumentam a incidência de doenças oculares

O inverno está chegando e junto com o frio vem a necessidade de redobrar a atenção quanto à saúde dos olhos dos animais de companhia. O período de transição entre o fim do outono e a chegada de uma nova estação traz mudanças bruscas de temperatura. O tempo fica muito mais seco e, com a baixa umidade, aumentam as possibilidades de doenças relacionadas ao clima, como síndrome do olho seco e alergias oculares.

O cenário de temperaturas amenas e com baixa quantidade de chuva levam ao aumento da evaporação do filme lacrimal, responsável pela hidratação, proteção e nutrição do globo ocular. “Os olhos dos pets ficam menos lubrificados e mais expostos à poluição, que é o ambiente propício para o desenvolvimento de processos alérgicos e infecções oculares”, explica a médica-veterinária da UCBVET Saúde Animal, Mariana Castro Amâncio. 

Ela acrescenta que para evitar a evaporação do filme lacrimal alguns cuidados são indispensáveis, tais como ter sempre água limpa e fresca para o pet, evitar o uso excessivo de ar acondicionado e ventiladores, e manter os ambientes arejados e sem pó. Vale a pena apostar ainda em colírios que mimetizam a lágrima, garantindo proteção e hidratação do globo ocular.

Outros fatores podem diminuir também a produção de lágrima dos pets, como por exemplo, a administração de medicamentos simples e que costumam ser utilizados no dia a dia, como dipirona, anti-histamínicos, diuréticos, atropina e outros. Assim, o uso de colírios lacrimomiméticos também nesses casos é indispensável para o tratamento de doenças oculares.

Além de questões climáticas e do uso de alguns medicamentos, há ainda condições patológicos que levam à síndrome do olho seco. Animais atópicos (alérgicos), algumas patologias de pele, doenças autoimunes e pets com idades mais avançadas são algumas situações. Em todos esses casos um médico-veterinário deve ser consultado.

UCBVET traz solução para cuidados com os olhos   

Para o tratamento de doenças nos olhos, especialmente no período seco, a UCBVET oferece o Allequa, um colírio lacrimomimético que possui viscosidade ideal no tratamento do pet. O produto promove melhor cobertura do globo ocular, hidratando e evitando a evaporação do filme lacrimal. Ele alivia a irritação, o ardor e a secura ocular, e pode ser utilizado também na limpeza dos olhos antes e após o uso de colírios terapêuticos.  

Sobre a UCBVET

A UCBVET está entre as dez empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras com maior faturamento, segundo o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), com atuação em diversos países das Américas Latina e Central e da África, Oriente Médio, além de todo o território nacional. Atualmente possui, em seu portfólio, 63 produtos em mais de 100 apresentações.

Suas linhas compreendem medicamentos veterinários de ação terapêutica (hormônios, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos e reconstituintes orgânicos), antiparasitários (endectocidas, endoparasiticidas e ectoparasiticidas) e antimicrobianos.

A companhia possui fábrica e laboratórios em Jaboticabal (SP), uma unidade de negócios em Ribeirão Preto (SP) e mais de 330 colaboradores. Uma das mais tradicionais e inovadoras empresas do segmento no Brasil, a UCBVET fabrica medicamentos para animais de produção (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves) e de companhia (cães e gatos) desde 1917, quando foi criada pelo empresário João Brunini.

Fonte: Attuale

MATÉRIAS RELACIONADAS

MITOS E VERDADES: O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HIGIENE BUCAL DO SEU CACHORRO?

Agita ih

Inova Hospital Veterinário fecha parceria com Instituto Magnus

agita2019

Por que vacinar seu bicho de estimação também tem a ver com a sua saúde, humanos

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: