Corpo e Saúde Estilo de Vida

5 exercícios para quem tem mais de 50 anos

POR GABRIELE AMORIM

O segredo para o envelhecimento saudável pode custar muito pouco e ser mais fácil do que a maioria das pessoas pensa: treino de força. Existem boas razões para começar um exercício como este.

Além de te tornar mais forte – e de quebra evitar precisar de ajuda para carregar uma sacola com compras, por exemplo –, este treino favorece o ganho de massa muscular e aumenta a capacidade de queima de gordura, auxiliando na manutenção de um peso saudável.

Os cinco exercícios a seguir são recomendados principalmente para quem tem mais de 50 anos. São fáceis, fortalecem áreas muito importantes do corpo e não exigem o uso de aparelhos ou pesos de academia. Confira:

Melhores exercícios para quem tem mais de 50 anos

1. Prancha abdominal

Homem na prancha abdominal.

Flamingo Images/Shutterstock

Posicione os antebraços junto ao chão e mantenha as mãos fechadas. Com apoio dos braços e da ponta dos pés, mantenha o abdômen e o quadril distantes do chão, formando uma ponte.

Tenha cuidado para não sobrecarregar os joelhos, mas utilizar a força dos braços e do abdômen para manter-se na posição. À medida que sentir-se mais confortável e fortalecido, aumente o tempo na prancha.

2. Mergulho no banco

Mulher trabalhando triceps com exercício em banco.

progressman/Shutterstock

Fique de costas para um banco, sofá ou cadeira. Abaixe-se e apoie ambas as mãos na cadeira. Estique levemente suas pernas de forma que seus glúteos estejam na mesma altura do assento.

Flexione os cotovelos para trás e, com o movimento, aproxime os glúteos do chão e retorne-os à linha do assento.

3. Cachorro olhando para baixo

Idosa fazendo exercício de Yoga.

Maria Sbytova/Shutterstock

Comece com as mãos e joelhos apoiados no chão, na linha do ombro e da cintura, respectivamente. Distribua seu peso igualmente entre as duas bases.

Com a ponta dos pés firme no chão, estique as pernas e mova os glúteos em direção ao teto. O corpo deverá ficar na posição de um “V”, mas ao contrário.

Flexione o joelho direito e movimente a perna em direção ao cotovelo direito. Quando alcançar a região do estômago, leve a perna de volta para trás, mas dessa vez deixando-a esticada e formando uma linha reta.

Então flexione a perna novamente em direção ao tórax. Em seguida, repita o movimento com a outra perna.

4. Rosca direta com elástico

Mulher realizando exercício com elástico.

iko/Shutterstock

Coloque um elástico de resistência sob o pé direito e segure uma extremidade da faixa em cada mão.

Flexione o cotovelo, fazendo um movimento retilíneo e movendo o elástico da cintura em direção ao ombro.

Puxe para cima em dois segundos e retorne à posição inicial em três segundos. Certifique-se de que mova apenas os braços e não o corpo inteiro.

5. Agachamento livre

Idosa fazendo agachamento.

YAKOBCHUK VIACHESLAV/Shutterstock

Posicione-se com as pernas afastadas na largura do quadril. Mantenha uma postura firme, com o tronco estabilizado e ereto.

Flexione os joelhos e leve o quadril para trás, como se fosse se sentar. Mantenha o alinhamento dos joelhos em direção à ponta dos pés. Em seguida, volte à posição inicial.LEIA MAISConheça os melhores exercícios para fazer em casaConfira os melhores exercícios abdominais e aprenda a fazerConfira 8 dicas de exercícios para malhar o peitoral

Fonte

Prevention. The 5 Exercises Everyone Over 50 Needs to Be Doing, According to a Doctor. Disponível em: www.prevention.com/fitness/workouts/g25855112/strength-training-over-50

MATÉRIAS RELACIONADAS

Outono pede cuidados especiais com a pele e cabelos

Agita ih

Estudos comprovam: alimentação ajuda na prevenção do câncer

agita2019

Bodytech do Iguatemi Esplanada realiza aula de Duathlon dia 15 de junho

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: