Corpo e Saúde Estilo de Vida

Campanha Contra Tuberculose tem início nesta segunda-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dá início nesta segunda-feira (9) à Campanha contra a Tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) e se estende até o dia 20 de setembro.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresente os sintomas da doença. No ano de 2019, Sorocaba registrou 112 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representa a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Vacinação Contra a Gripe é prorrogada em Sorocaba e atenderá toda a população

agita2019

Instituto de Oncologia de Sorocaba atende em novo e mais amplo espaço

agita2019

Instituto de Oncologia de Sorocaba atende em novo e mais amplo espaço

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: