Corpo e Saúde Estilo de Vida

Automedicação pode levar à perda auditiva temporária ou permanente

Especialista da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba (SP), alerta para os riscos do uso indiscriminado de remédios à saúde auditiva.

Infelizmente, automedicar-se acontece com frequência no país, mas poucas pessoas sabem os inúmeros perigos que correm ao fazer isso!  Dentre outros malefícios que podem ser causados à saúde, o uso prolongado e em altas doses de medicamentos conhecidos como ototóxicos pode causar danos irreversíveis à audição, pois são drogas que provocam lesões às estruturas internas do ouvido, impactando as funções auditivas e de equilíbrio do corpo.

Segundo a Associação Americana de Fala e Linguagem Auditiva (ASHA), estima-se que existam mais de 200 medicamentos ototóxicos, conhecidos e disponíveis no mercado para compra, com ou sem prescrição médica. A relação inclui, desde remédios para tratar doenças graves, como câncer, infecções e problemas cardíacos, até aqueles para combater sintomas mais simples, como dor de cabeça e febre. “A perda auditiva causada por medicamentos acontece quando as substâncias tóxicas presentes no remédio prejudicam as células sensoriais da cóclea, no ouvido interno, causando perda auditiva temporária ou permanente. Muitos desconhecem os sérios riscos de se automedicar”, adverte Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba.

Embora muitos medicamentos possam provocar danos à saúde auditiva, o que causará a perda auditiva no paciente são a forma, a quantidade e o período em que o remédio será utilizado. Pessoas que já possuem algum tipo de problema auditivo devem ficar ainda mais atentas aos efeitos colaterais dos medicamentos ototóxicos, pois o uso prolongado deles pode agravar muito a condição. Por isso, é recomendado sempre buscar orientação médica especializada para avaliar o caso específico e conhecer os riscos envolvidos.

Ao perceber qualquer sintoma, é aconselhável que se procure ajuda profissional. “É importante sempre ter o aval médico para o uso de qualquer medicação. E estar atento aos sinais que o corpo emite, buscando ajuda médica para saber o diagnóstico correto de um eventual problema. Em caso de perda auditiva, seja ela temporária ou permanente, se faz necessário um tratamento adequado. Quando é temporária, algumas vezes, apenas a suspensão do uso do medicamento é suficiente. Mas, nos casos de perda permanente, na maioria das vezes, o tratamento conta com o uso de aparelhos auditivos”, explica a fonoaudióloga.

Com base nos exames de audiometria e impedanciometria, realizados pelo fonoaudiólogo, é possível avaliar qual a melhor opção de aparelho auditivo para cada paciente. Os aparelhos são pequenos dispositivos eletrônicos que compensam a perda de audição, devolvendo a capacidade de ouvir para a pessoa. Com isso, as chances de acontecerem desconfortos e complicações devido à surdez diminuem significativamente. “O uso correto dos dispositivos, além de corrigir a audição, melhora muito a qualidade de vida do paciente”, comenta a fonoaudióloga.

Atualmente, os aparelhos auditivos modernos possuem conectividade com smartphones e smartTVs.  Com esses recursos, é possível atender ao telefone, ouvir música ou assistir a programas de TV, com o som sendo enviado diretamente aos ouvidos. O preço do aparelho auditivo é determinado pelas necessidades do paciente e pelas funcionalidades agregadas. Existem linhas de crédito especiais para a aquisição desses aparelhos no Banco do Brasil e já é possível utilizar os recursos do FGTS para tanto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-6776, pelo site: proouvir.com.br ou pelo Facebook: facebook.com/proouviraparelhosauditivos. A Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos está localizada na Rua Dr. Arthur Gomes, 552, no Centro, em Sorocaba (SP).

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Instituto de Oncologia de Sorocaba atende em novo e mais amplo espaço

agita2019

Especialista em unhas apresenta cores tendências para primavera 2019

agita2019

Noivos que organizam casamento juntos, começam com o pé direito

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: