Estilo de Vida Meu Pet

Ação no Iguatemi Esplanada mobiliza população para atuar como famílias socializadoras de cães-guias

Parceria entre o Instituto Magnus e o Shopping Iguatemi Esplanada reforça a importância do treinamento desses cães

Dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015 apontam que 7 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência visual no Brasil. Destas, cerca de 1 milhão necessitam de auxílio para locomoção e atividades rotineiras. No entanto, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, estima que existam apenas cerca 160 cães-guias espalhados pelo país.

Para tentar reverter este cenário, o Instituto Magnus, em parceria com o shopping Iguatemi Esplanada, levará cães-guias para uma ação de solidariedade e empatia para mobilizar o maior número possível de famílias para que sejam voluntárias na socialização de cachorros que se tornarão cães-guias. A ação acontece neste sábado, 27 de abril, das 16h às 20h, na Ala Sul, próximo à Casa do Pão de Queijo.

De acordo com o Instituto, Magnus, organizador do evento, a ação será interativa e contará com um game com perguntas e respostas sobre os cães-guia, distribuição e brindes e diversas atividades para que o público possa mostrar seu conhecimento sobre o trabalho dos cães. “A proposta é tirar dúvidas da população sobre os cães-guias, conscientizar a sociedade sobre a importância deste trabalho e ainda fazer o cadastro de pessoas interessadas em se tornarem famílias socializadoras”, explica Caroline Fidêncio, do Departamento de Marketing do Instituto.

Como funciona o trabalho da Família socializadora

Antes de serem treinados para o trabalho, esses cachorros precisam de uma preparação: aos três meses eles são adotados por famílias para que possam ser socializados: visitar parques, shoppings, conhecer pessoas e estarem familiarizados com situações do dia a dia, como lazer, viagens, transportes públicos e convivência com o maior número de pessoas. Depois, com cerca de um ano e meio, eles retornam ao centro de treinamento, onde aprendem os comandos para assumir seu papel fundamental junto à pessoa com deficiência visual.

Embora não tenham custo algum, já que todo cuidado veterinário e alimentação são cedidos pelo Instituto Magnus, há poucas famílias voluntárias disponíveis. O que elas precisam doar aos cães é apenas amor, tempo e paciência para seguirem uma série de procedimentos orientados por especialistas e principalmente passar grande parte do dia com os cães. Isso é fundamental para que a socialização seja feita da maneira correta pessoa com deficiência visual receba um animal capacitado a guiá-lo em todas as situações.

Serviço:

Ação social de mobilização de famílias socializadoras de cães-guias

Data: 27 de abril

Horário: 16 às 20h

Local: Ala Sul, próximo à loja Casa do Pão de Queijo

Gratuito

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

Vergili Press Office Comunicação Integrada

MATÉRIAS RELACIONADAS

Chique dos pés a cabeça: influencer dá dicas de como aproveitar as principais tendências da moda em 2019

agita2019

Especialistas alertam para relação excesso de peso x câncer

Agita ih

Qual é o problema de amamentar os filhos em locais públicos?

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: