Esportes

Nadador sorocabano é campeão recordista do Campeonato Brasileiro Escolar

·         Wander Sousa, de 17 anos, foi campeão em quatro provas e bateu três recordes brasileiros na competição em Blumenau (SC).

O nadador sorocabano Wander Sousa foi campeão em quatro provas e bateu três recordes no Campeonato Brasileiro Escolar. A competição foi realizada entre os últimos dias 26 e 29 de novembro, em Blumenau (SC), reunindo atletas de todo o país.

Wander, de 17 anos, ganhou quatro medalhas de ouro pelo Estado de São Paulo: no revezamento 4×50 livres, com recorde do campeonato no tempo de 1m33s02; na prova de 200 metros livres também com recorde, aos 1m49s13; nos 100 metros de nado borboleta, no tempo de 55s68 e no revezamento 4×50 medley, também com recorde aos 1m41s73. O jovem atleta ainda brilhou como vice-campeão na prova de 50 metros de nado borboleta, marcando 24s95.  “Representei meu Estado com o meu melhor em mais esta competição e o desafio foi grande! É muito bom bater recordes em campeonatos e estou ansioso para participar dos próximos”, comemora o competidor.

A competição, também chamada de Jogos Escolares da Juventude (15 a 17 anos), é o terceiro grande desafio de que o jovem sorocabano participa neste ano. Pelo SESI-SP, no começo de novembro, o nadador foi vice-campeão na prova de 200 metros livres do Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior, no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, em junho, Wander conquistou quatro medalhas no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno de Natação, realizado em Santos (SP).

Ainda em 2019, Wander competirá no Campeonato Paulista de Natação, também pela categoria Júnior, de 12 a 14 de dezembro, no Corinthians. Além das provas nas piscinas, o sorocabano enfrenta um novo desafio. Por estar quase na maioridade, é chegada a fase em que as equipes de nado fazem a seleção dos atletas que irão compor a equipe sênior, de adultos e os resultados positivos alcançados ao longo do ano contribuem para isso. “Sempre que saímos de um campeonato vitoriosos, ficamos na expectativa para o sucesso no próximo, o que nos motiva ainda mais”, comenta Wander.

Sobre o nadador

Wander Sousa é patrocinado pela MP, empresa de Michael Phelps e o maior colecionador de medalhas olímpicas. O jovem começou a nadar aos quatro anos e competir aos sete, mas, se não fosse um problema de saúde, nunca teria entrado para o esporte. Um quadro alérgico respiratório fez com que iniciasse na natação e se apaixonasse pela modalidade, conquistando, desde então, relevantes colocações e se tornando um dos principais nomes juvenis da categoria.

Foi um dos destaques da Seleção Brasileira de Natação no Campeonato Sul-Americano Juvenil, disputado em 2017, em Cali, na Colômbia. Representou um dos principais clubes de natação do país e, atualmente, é atleta de outra renomada e vitoriosa equipe, o Sesi São Paulo, treinando nas piscinas de São Bernardo do Campo (SP).

MATÉRIAS RELACIONADAS

Veterano 2ª Divisão prossegue neste sábado com 11 jogos

agita2019

Segunda Divisão de Veterano começa com grandes jogos

agita2019

Tropeiros prosseguiu com a disputa de nove jogos

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: