Esportes

Lar São Vicente de Paula sediará o 8º Festival Viva Rugby no dia 7 de maio

Projeto sócio esportivo apoiado pela Sorocaba Refrescos Coca-Cola une a experiência dos idosos com a energia das crianças


A convivência entre idosos e crianças ajuda a combater a solidão e proporciona ensinamentos para a vida. Este encontro de gerações será realizado na oitava edição do Festival Viva Rugby, que acontece no próximo dia 7 de maio (terça-feira), das 13h às 15h, no Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia, em Sorocaba, interior de São Paulo.

O projeto sócio esportivo é promovido desde 2017 pela Associação HURRA, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba e conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

As atividades do Viva Rugby acontecem em 11 escolas de Sorocaba, sendo dez da rede pública municipal e uma escola particular, e se dão por meio da capacitação dos professores de Educação Física que transmitem as regras e os conceitos da modalidade esportiva para as crianças.

De acordo com a coordenadora da Hurra, Karina Lira, a aproximação com o Lar São Vicente de Paula vem sendo feita desde 2018 e este ano serão realizadas duas etapas do Festival na instituição, que atende 103 idosos de Sorocaba e região, sendo 53 homens e 50 mulheres. “Nosso objetivo é colocar os vovôs e as vovós para interagirem com as crianças no dia do Festival, uma vez que levaremos para lá cerca de 450 esportistas mirins, de 8 a 16 anos de idade”, explica Karina.

Segundo a coordenadora da Associação HURRA, os festivais infanto-juvenis são o ponto alto do projeto, pois é um momento em que as crianças colocam em prática tudo o que aprenderam durante o semestre e fazem uma grande confraternização.

“A energia das crianças, que pulam, brincam e praticam o Rugby, que é um esporte totalmente inclusivo, é um estímulo para os idosos resgatarem memórias e histórias que constituem suas identidades e para as crianças é um grande processo de aprendizado”, complementa.

Para o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, uma iniciativa deste porte é uma experiência grandiosa. “O Rugby é um esporte que promove valores importantes, como: lealdade, solidariedade, disciplina, respeito, espírito de equipe, entre outros. Este tipo de ação amplia o legado deixado pelo projeto na comunidade e valoriza aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destaca Biagi.

Além dos jogos de “rugby tag” (que evita o contato físico entre as crianças), durante o 8º Festival Viva Rugby será realizado também um piquenique no bosque do Lar São Vicente de Paulo, a tradicional abertura com desfile das escolas e o terceiro tempo (momento em que os times cantam músicas da cultura do Rugby).

Sobre a Hurra

Criada em 2009 por um grupo de pessoas que se uniram em prol do esporte e da educação, a Hurra é uma organização socioeducativa que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social através do Rugby. Sua metodologia própria ratifica que a educação através do esporte contribuiu diretamente para ajudar crianças e jovens nos quatro pilares da educação integral proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): “aprender a ser”, “aprender a conviver”, “aprender a conhecer” e “aprender a fazer”. Além de fomentar a modalidade esportiva, a associação inspira educadores físicos a serem agentes de transformação junto aos jovens brasileiros, promovendo um impacto direto no indivíduo e por consequência em seu entorno social.

Outras informações no site http://www.hurra.org.br.

Sobre a Sorocaba Refrescos

A Sorocaba Refrescos é uma franquia do sistema Coca-Cola Brasil que possui mais de 40 anos de história. Produz e distribui mais de 120 produtos, atende 11 mil clientes e 2,4 milhões de consumidores. Sua área de atuação contempla 60 municípios da região, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos.

Sua capacidade produtiva é de mais de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Um rigoroso controle de qualidade possibilita à empresa ser certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 – Segurança dos Alimentos.

Seu compromisso socioambiental vai muito além de suas obrigações legais. A empresa investe cerca de R$ 2 milhões anuais em projetos sociais nas áreas de educação, meio ambiente, esporte e cultura.

Outras informações, acesse www.sorocabarefrescos.com.br.

Serviço: 8º Festival Viva Rugby

Quando: 07/05/2019 (terça-feira)

Horário: das 13h às 15h

Local: Lar São Vicente de Paulo (https://www.lsvp.com.br/)
Endereço: Av. Betânia, 1255 – Jardim Betânia, Sorocaba – SP

Escolas participantes:

§  E.M. Maria Domingas

§  E.M. Hélio R. Baldy

§  E.M. Julica Bierrenbach

§  M. Milton Leite

§  E E.M. Leda T. B. Rodrigues

§  E.M. Basílio da C. Daemon

§  E.M. José Carlos Florenzano

§  E.M. Ana Cecília F. P. Fontes

§  E.M. Amin Cassar

§  E.M. Paulo Tortello

§  Colégio Talentos

Fonte:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

MATÉRIAS RELACIONADAS

Taça Baltazar Fernandes teve 12 jogos e vários classificados

agita2019

Bodytech do Iguatemi Esplanada promove corrida no domingo

Agita ih

Definidos os novos confrontos do veterano

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: