Cultura e Lazer Entretenimento

Zoo comemora os dias do leão, elefante e papagaio nesta terça e quarta-feira

Esta semana é repleta de comemorações, não apenas devido ao aniversário de 365 anos de Sorocaba, mas também devido às datas comemorativas para alguns dos animais mais queridos do Zoo, os leões, os elefantes e os papagaios. No dia 10 de agosto, é o Dia Mundial do Leão, enquanto que no dia 12 de agosto comemora-se em conjunto o Dia Mundial do Elefante e o Dia do Papagaio. O Zoo de Sorocaba, é claro, não podia deixar passar estas datas em branco e contará com atividades comemorativas nas manhãs desta terça e quarta-feira (13 e 14).

Amanhã, terça-feira (13), das 9h às 11h30, os visitantes do zoo poderão ver uma exposição sobre os papagaios e um bate-papo sobre o tráfico ilegal desses animais. Para quem não sabe, os papagaios são umas das maiores vítimas de caça ilegal para venda sem autorização, pois muitas pessoas desejam tê-los como animais de estimação.

“A compra de um papagaio sem a devida licença expedida por órgão competente, além de ser crime ambiental, representa uma grande ameaça à existência dos papagaios na natureza”, comenta a educadora ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira. “O Dia do Papagaio serve, portanto, para ajudar na sensibilização das pessoas sobre este e outros problemas enfrentados pelas diferentes espécies de papagaios”, completa.

Já na quarta-feira (14), as atividades focarão na leoa e nos elefantes que vivem no zoo. Às 10h quem estiver no zoo poderá ver a entrega de um “presente” para a leoa Susi. O presente é, na verdade, um enriquecimento ambiental, ou seja, um elemento que pode ser uma comida diferente, um cheiro, um brinquedo que é colocado no recinto do animal com o objetivo de estimulá-lo a se exercitar e a manter seus instintos.

Já às 10h30 será a vez do casal de elefantes asiáticos Sandro e Haisa fazerem uma caminhada dentro do recinto. A caminhada é estimulada pelo tratador e é uma atividade na qual os elefantes do Zoo de Sorocaba já estão acostumados a fazerem, também visando o exercício dos animais.

Além disso, entre 9h e 11h30 as crianças que passarem perto do recinto dos elefantes e da leoa poderão levar para casa um desenho temático para colorir. Vale lembrar que, tanto os leões quanto os elefantes, sejam eles da espécie asiática ou africana, estão ameaçados de extinção. Isto ocorre principalmente devido à caça ilegal e à diminuição no tamanho das florestas onde vivem, de forma que atividades educativas sobre estes animais ajudam a aumentar o conhecimento sobre as espécies, além de sensibilizar as pessoas para sua conservação.

Vale ressaltar que as atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.  O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel,  883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Segue o cronograma das atividades no Zoo:

Terça-feira (13):

-Exposição sobre os papagaios e bate-papo sobre o problema do tráfico ilegal desse animal (das 09h às 11h30).

Quarta-feira (14):

-Distribuição de desenhos para as crianças levarem para casa (das 09h às 11h30);

-Entrega de enriquecimento ambiental para a leoa (10h);

-Caminhada dos elefantes (10h30);

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Espaço lúdico de férias na Biblioteca Infantil será atração até dia 31 de julho

agita2019

Espetáculos circenses são destaque na programação do Sesc Sorocaba

Agita ih

Grupo ‘Entre Amigos’ se apresenta no Museu Histórico Sorocabano

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: