Entretenimento Literatura

Secretaria da Cultura abre inscrição ao Prêmio Sorocaba de Literatura 2019

Na última terça-feira (27), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou o edital de inscrição ao Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2019. As inscrições gratuitas devem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Instituído pela Lei Municipal nº 11.182, de 24 de Setembro de 2015, o prêmio visa valorizar e divulgar a produção literária local e promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos.

Para participar, os autores interessados deverão ser residentes em Sorocaba há pelo menos dois anos e ser maiores de 18 anos de idade. Poderão ser inscritos livros editados em 2017 e 2018 que estejam de acordo com a Lei Federal nº 10.753, de 30 de Outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro.

Cada artista pode inscrever apenas uma obra em cada categoria porém, poderá ser premiado por apenas um trabalho. Dentre as categorias estão: Ficção – Romance; Ficção – Novelas; Ficção – Contos; Ficção – Crônicas; Biografia; Não-ficção; Infantil; Juvenil; Artes e Fotografia; e Poesia. Para as categorias Não ficção e Biografia serão consideradas obras com abordagem literária, tais como Ensaio e Filosofia.

Os livros serão selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores peritos, com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019 da Secretaria da Cultura. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil cada. A divulgação dos premiados será realizada por meio da imprensa oficial do município e mídia local.

Os artistas premiados pela Prefeitura de Sorocaba deverão apresentar proposta de contrapartida, com objetivo de formação do público leitor e escritor, como oficinas, palestras, recitais, entre outras atividades.

Sobre a inscrição

A obra participante deverá ser apresentada em três exemplares, dos quais, após a avaliação e premiação, ficarão para a Secretaria da Cultura para serem utilizadas em espaços públicos.

Os artistas ainda deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, além de RG original e cópia simples; cópia de comprovante de residência com no mínimo três meses de emissão; um breve currículo artístico; cópia de comprovação de cadastro na Biblioteca Nacional e a proposta de contrapartida.

O edital de chamamento foi publicado no jornal “Município de Sorocaba” desta terça-feira (27) e pode ser conferido pelo link:http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelos telefones (15) 3228.1955 ou 3212-8170 ou pelo e-mail bibliotecamunicipal@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

10 coisas que você precisa saber sobre o BURGER KING®

agita2019

Presença indígena nos contextos urbanos é tema do espetáculo ‘Juruá’ no Sesc Sorocaba

agita2019

Oficina e espetáculo de dança são atrações gratuitas no Barracão Cultural

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: